Escolas multisseriadas: um estudo de flauta doce com estudantes de diversas idades
Palavras-chave:
Palavras-chave, educação musical, escola multisseriada, flauta doce.Resumo
Resumo: O presente trabalho investigou sobre o ensino de flauta doce e sua utilização no meio musical de uma escola multisseriada no município de Teutônia. Escolhi este tema, pois o mesmo está relacionado ao meu cotidiano, como professora de iniciação instrumental, com 15 estudantes do 2° a 5° ano, em uma faixa etária entre 7 a 10 anos, com o ensino da flauta doce. A metodologia adotada foi à modalidade de pesquisa-ação, sendo a coleta de dados e documentos e após a realização de experiência através dos dados coletados e previamente estudados. O referencial teórico utilizado inclui os trabalhos de Swanwick (2003), Beineke (2007). Como resultado desta investigação, observei o processo de ensino da flauta doce de estudantes com idades variadas na mesma sala de aula, através de atividades que trabalhassem com a prática de: apreciação, composição, execução e apresentação. Além do mais, uma das vantagens desta pesquisa foi o aprofundamento do conhecimento dos alunos que certamente constará ao decorrer do trabalho.
Referências
BEINEKE, Viviane. Aprendizagem criativa e educação musical: trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais. P. 45-60,Santa Maria, RS, 2012.
BEINEKE, Viviane. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. Porto Alegre, RS, 2009.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 1999.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo, SP, 2003.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.