A educação musical e o Pibid: um Estudo de Caso sobre o subprojeto música da UERGS
Palavras-chave:
Educação Musical, Pibid, Formação Inicial.Resumo
A presente comunicação é oriunda da pesquisa que investigou os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação inicial de licenciandos em Música, da UERGS, que participaram do Subprojeto Música nos anos de 2017 e 2018. A metodologia teve por base a pesquisa documental, sendo os documentos analisados com base na análise de conteúdo (MORAES, 1999). O referencial teórico analítico adotado na presente pesquisa foram os conceitos e as perspectivas de Educação Musical Kraemer (2000) e Jorgensen (1997, 2003). Foram adotados como referenciais teóricos conceitos do paradigma do professor reflexivo (SCHÖN, 1987, 2000), bases filosóficas e abordagem dialética da Educação Musical Transformadora (JORGENSEN, 1997, 2003); epistemologia da Educação Musical (KRAEMER, 2000), o trabalho docente como profissão de interações humanas (TARDIFF; LESSARD, 2014), bem como os saberes docentes colocados (TARDIF, 2014).
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