Grupo de estudos transdisciplinares do ator: ações formativas e artísticas
Palavras-chave:
Corpo-memória, transdisciplinaridade, comunidade.Resumo
O projeto "Grupo de estudos transdisciplinares do ator: ações formativas e artísticas" propõe a continuidade do laboratório teórico-prático e das ações extensivas desenvolvidos em 2015 como projeto de pesquisa, de extensão e do edital integrado de Montenegro, executados pelo GESTA. O surgimento do grupo se deu a partir da vontade dos alunos em aprofundar as experiências culminadas a partir da relação integrada entre os quatro cursos de Licenciatura em Artes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, da unidade em Montenegro: Graduação em Teatro, Dança, Artes Visuais e Música, onde procura-se desenvolver atividades dialogando entre si, tanto no ensino, quanto em projetos de pesquisa e extensão.Este aprofundamento e investigação é direcionado pelo grupo principalmente a questões relativas à corporeidade do ator, através do estudo do corpo e da memória e seus desdobramentos formativos e artísticos, em caráter transdisciplinar. Sendo assim, o presente projeto reúne alunos e professores de diferentes áreas para o estudo e prática de técnicas artísticas que possam potencializar e fertilizar o trabalho do ator.O referencial teórico que ampara esta investigação vem de diferentes áreas do conhecimento, tais como: Jerzy Grotowski, Henri Bergson,Gilles Deleuze e Ivan Izquierdo, entre outros.Como metodologia, além do trabalho teórico-prático feito em grupo e estudos individuais de instrumentos musicais, explora-se a análise e interpretação das informações que são coletadas através da experiência durante o processo prático, das anotações em diários de trabalho e registros áudio visuais. A análise das informações é feita na triangulação entre a prática, a teoria e os registros.Downloads
Publicado
2016-10-06
Como Citar
Barp, N. S., & Silva, T. C. da. (2016). Grupo de estudos transdisciplinares do ator: ações formativas e artísticas. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 211 – 217. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/384
Edição
Seção
Mesa Temática 8 - As várias disciplinas e seu diálogo com a Arte (Pesquisa em Andamento)