Uma pesquisa sobre a presença da música nas Escolas Públicas Municipais da Região do COREDE do Vale do Caí, RS

Autores

  • Josué Tales Flach Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, políticas educacionais, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”, COREDE do Vale do Taquari.

Resumo

Este trabalho apresenta a pesquisa sobre a inserção da música em escolas públicas municipais da Região do COREDE do Vale do Taquari, RS. Partiu dos questionamentos: Quantas secretarias municipais de educação do Vale do Taquari têm realizado ações de inserção da música nas escolas de sua rede de ensino? Quais são as secretarias que têm realizado ações/atividades/movimentos de inserção da música nas escolas de sua rede de ensino? Quais as ações de inserção da música nas escolas públicas municipais do Vale do Taquari? Quantas secretarias municipais do Vale do Taquari promovem concursos para professores com habilitação em música? Quantos professores de música as secretarias têm em seu quadro de concursados? Quais são os profissionais que desenvolvem atividades musicais em escolas públicas municipais? Para sua realização utilizou-se o entendimento de conceitos de educação musical que contemplam atividades diversas neste sentido, como atividades curriculares e extracurriculares. Partiu-se, também, da Lei nº 11.769, de 2008, que dispõe obrigatoriedade do ensino de música nas escolas e seus desdobramentos junto às secretarias municipais de educação da Região do COREDE do Vale do Taquari (RS). O desenho metodológico utilizado na pesquisa consistiu na abordagem quantitativa, no método survey interseccional de grande porte e na aplicação de questionários autoadministrados como técnica para a coleta dos dados. A análise dos dados foi efetuada tendo como balizador a análise de conteúdo.

Downloads

Como Citar

Flach, J. T., & Wolffenbüttel, C. R. (2014). Uma pesquisa sobre a presença da música nas Escolas Públicas Municipais da Região do COREDE do Vale do Caí, RS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 518–525. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/240

Edição

Seção

Eixo Temático 8 - O ensino da arte e a inclusão escolar (Pesquisa Concluída)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >>