Pesquisa sobre a música nas Escolas Públicas do COREDE Litoral do Rio Grande do Sul

Autores

  • Patrick da Costa Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, políticas educacionais, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”, COREDE Litoral.

Resumo

Esta pesquisa, contemplada com bolsa IniCie/Uergs, integra um conjunto de investigações sobre a inserção do ensino de música na Educação Básica do Rio Grande do Sul, empreendidas pelo grupo de pesquisa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços” (CNPq/Uergs), Uergs/Montenegro. Partiu de questionamentos sobre quais secretarias municipais de educação do Rio Grande do Sul têm realizado ações/atividades/movimentos de inserção da música nas escolas de sua rede de ensino, este trabalho objetivou investigar a inserção de atividades musicais nas escolas da rede pública de ensino do litoral do RS. Adicionalmente, analisou a presença de professores de música ou profissionais que desenvolvem atividades musicais nas escolas, bem como as configurações que estas se apresentam. A metodologia utilizada configurou-se na abordagem quantitativa e no método survey interseccional de grande porte. Para coleta dos dados foram encaminhados via correio eletrônico dois questionários auto administrados, um direcionado às secretarias de educação integrantes do COREDE Litoral do RS e outro aos professores que desenvolvem atividades musicais nas escolas públicas. Para analisar os dados foram utilizados conceitos de políticas educacionais, educação e educação musical, tendo a análise de conteúdo como norteadora para a análise e síntese dos dados coletados. Considerando-se a importância da inserção da música nos espaços escolares, bem como a existência da Lei nº 11.769/2008, que dispõe sobre o ensino de música na Educação Básica, entende-se que esta pesquisa possa subsidiar a elaboração de políticas públicas para a educação musical no litoral do estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

Silva, P. da C., & Wolffenbüttel, C. R. (2014). Pesquisa sobre a música nas Escolas Públicas do COREDE Litoral do Rio Grande do Sul. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 365–372. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/215

Edição

Seção

Eixo Temático 4 - A formação do professor artista (Pesquisa Concluída)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >>