CANIBALIZANDO A PECADORA QUEIMADA, DE CLARICE: UM EXPERIMENTO DO LADRA – LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA DA UFPEL
Palavras-chave:
Laboratório de dramaturgia, canibalização, teatro na escolaResumo
O presente texto reflete sobre uma ação do projeto de pesquisa “Criando com o LADRA – Laboratório de dramaturgia da UFPel”, que consistiu em uma canibalização audiovisual da única peça teatral de Clarice Lispector, intitulada A pecadora queimada e os anjos harmoniosos. Destaco que as experimentações do LADRA têm componente pedagógico, na medida em que são compreendidas como ações que podem ser transpostas por professores de teatro como exercícios de criação em sala de aula. A partir da ideia de canibalização proposta por Oswald de Andrade, disserto sobre o processo de apropriação da dramaturgia de Clarice realizado por mim em tempos pandêmicos.
Referências
ANDRADE, Oswald de. O rei da vela; Manifesto da poesia pau-brasil; Manifesto antropófago. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
CAMARGO, Diones. A mulher arrastada. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
GOMES, André Luís. Clarice em cena: as relações entre Clarice Lispector e o teatro. Brasília: Ed. da UNB, 2007.
GOMES, Dias. O santo inquérito. Rio de Janeiro: Bertrand, 2015.
LISPECTOR, Clarice. Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.
MONTERO, Teresa (Org.) Correspondências: Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
OLIVEIRA, Marina de. Canibalização de “A pecadora queimada e os anjos harmoniosos”. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ladrateatro/canibalizacao-de-a-pecadora-queimada-e-os-anjos-harmoniosos/ Acesso em: 26 set. 2021.