A ARTE DE LER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE INCENTIVO À APRECIAÇÃO LITERÁRIA E MUSICAL DA UERGS

Autores

  • Alessandra de Mello UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel PPGED-MP - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Djeniffer Heinzmann Chassot UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

Educação Musical, Educação Literária, Extensão.

Resumo

Resumo: O presente trabalho é um relato de experiência como extensão na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), cujo projeto “A Arte de Ler: um programa de incentivo à apreciação literária e musical” encontra-se registrado sob o ID 3123. Iniciado em 2021, o programa encontra-se em andamento, e tem se revelado de grande importância para a formação de acadêmicos do Curso de Graduação em Música: Licenciatura da universidade. A prática docente é essencial para a qualificação profissional de licenciandos, pois estes têm como desafio acrescentar as teorias e ampliar estratégias eficazes para intensificar os recursos e ações de extensão. Os resultados evidenciam que a área deste programa permite aos alunos a aprendizagem prática, fundamentada na variedade de atividades, nas reflexões sobre a importância e atenção da temática educação musical e literária. Além disso, a universidade possui um histórico de trabalho, juntamente com a extensão facilitando, dessa forma, a interdisciplinaridade, e promovendo grande envolvimento dos profissionais desta instituição de ensino. Os resultados obtidos são percebidos ao decorrer das práticas de todas as ações que o programa possibilita, contribuindo com a formação inicial destes futuros professores de música.

 

Referências

Referências

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000. Disponível em http://seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/9378/5550 .Acesso em: 10 jan. 2020.

SOUZA, Juliana Daura de. A biblioteca e o bibliotecário escolar no processo de incentivo à leitura: uma pesquisa bibliográfica. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Biblioteconomia, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

WASIK, B. A., HINDMAN, H., SNELl E. K. Book reading and vocabulary development: A systematic review. Early Childhood Research Quarterly, 37, 39-57, 2016

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Mello, A. de, Wolffenbüttel, C. R., & Chassot, D. H. (2021). A ARTE DE LER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE INCENTIVO À APRECIAÇÃO LITERÁRIA E MUSICAL DA UERGS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1035. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1035

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >>