UM RELATO A PARTIR DA CRIAÇÃO ALONE: TRANSGENERIDADE, MÚSICA E POESIA NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA

Autores

  • Samuel Theodor Pagani Stein Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Dança, Processo de Criação, Improvisação.

Resumo

 Este relato de experiência explora os processos de criação em dança vivenciados na disciplina de Estudos dos Processos Criativos em Dança I do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. As experimentações aconteceram de modo remoto, devido a pandemia de covid-19. Desse modo, as investigações centraram-se em questões da improvisação e criação em dança a partir da poesia, da música, da transgeneridade, traduzidas no processo de criação chamado “Alone”. Esta criação tem como objetivo a representação dos diferentes processos vividos pelo bailarino em relação a transgeneridade unido aos conteúdos estudados. Considera-se que a criação acontece de modo íntimo para o bailarino, tendo em vista essa pessoalidade presente em toda a criação. Por fim, esse trabalho permitiu refletir sobre a união do “artista” ao seu “projeto artístico” visibilizando o quanto ambos de complementam nas etapas de criação em dança.

Biografia do Autor

Samuel Theodor Pagani Stein, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do curso de dança licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria

Referências

DINIZ, Margareth; MARRA, Fabiane Barbosa. Os reflexos do esquecimento social brasileiro no processo de invisibilidade de transexuais vítimas de violência doméstica e familiar. Revista Justiça e Sistema Criminal, v. 10, n. 18, p. 139-162, jan./jun. 2018.

BENEVIDES, Bruna G.; NOGUEIRA Sayonara Naider Bonfim. Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2021.

SALLES, Cecilia Almeida. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

GALEANO, Eduardo. Amares. Porto Alegre: L&PM, 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Stein, S. T. P. (2021). UM RELATO A PARTIR DA CRIAÇÃO ALONE: TRANSGENERIDADE, MÚSICA E POESIA NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1000. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1000

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.