EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO PANDÊMICO:

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1445

Palabras clave:

Estágio Supervisionado, Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Licenciatura em Dança, Relato de Experiência

Resumen

O texto traz um breve relato sobre as experiências docentes vivida no período de junho a setembro de 2021, em duas turmas de Estágio Supervisionado Obrigatório I, do Curso de Licenciatura em Dança da (nome da Instituição). Na tentativa de repensar estratégias didáticas e pedagógicas que possibilitassem a retomada dos estágios de forma remota no momento da pandemia, o Curso de Dança viu na parceria com a Secretaria Municipal de Educação/ (nome do Município), a aplicação de possíveis ações que garantiriam aos discentes universitários essa experiência. O estudo da realidade deu-se com o auxílio de ferramentas tecnológicas, tais como o Google e suas extensões (Google docs, Google Meet) e as Redes Sociais (Instagram e YouTube), as quais proporcionaram o encontro semanal entre os professores supervisores com seu grupo de estagiários. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) apontou outras estratégias de ensino, cujas potencialidades revelaram-se por meio da inovação e interação nas abordagens de conteúdos das aulas de Dança, trazendo a reinvenção, a ousadia e a criatividade em tempos tão desafiadores devido o contexto pandêmico. Diante da impossibilidade dos encontros presenciais, o ERE garantiu a contemplação da experiência estética propiciada pela Arte, tanto aos graduandos quanto aos estudantes da educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katia Agg, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua no campo do ensino e da pesquisa na área de Dança, Processos de Criação e Educação. Atual coordenadora e diretora artística na Gaya Dança Contemporânea. Realizou Estágio Pós-doutoral em Arts Vivant, na Université Paul Valéry (Montpellier/França). Mestre e Doutora em Artes/ Dança, pelo Instituto de Artes da Unicamp. Endereço eletrônico: katia.agg@ufrn.br

Larissa Kelly de Oliveira Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN/Brasil

Larissa Kelly de Oliveira Marques - Professora do Curso de Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como coordenadora adjunta e diretora artística na Gaya Dança Contemporânea. Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: dança, corpo, educação, processos de criação, estudos labanianos. Endereço eletrônico: larissa.marques@ufrn.br

Citas

CORALINA, Cora. Trechos do poema Aninha e suas pedras. In: Vinténs de cobre: meias confissões de Aninha. São Paulo: Global, 2001.

FERREIRA, Katiane; LEMOS, Letícia; MOTTA, Deivi; BONILHA, Caroline Leal. Decolonização no ensino da Arte nos tempos de pandemia. Revista Seminário de História da Arte, Volume 02, Nº 09, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/22165/14007. Acesso em: 15 jul. 2022.

NOGUEIRA, Monique Andries. Entre fazeres, falácias e formação: ensino de arte em tempos de pandemia. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 16, p. e10227, dez. 2021. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/10227>. Acesso em: 05 jul. 2022.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, Vol 7, nº 1, 2013. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf Acesso em: 15 jul.2022.

XXXX. XXXXX. Curso de Dança (Licenciatura). Resolução No 02/2018-CCLD de 20 de Novembro de 2018. XXXXX, XX, nov.2018. Disponível em: https://sigaa.xxxx.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=7264330&idTipo=3 Acesso em: 01 ago. 2022.

Publicado

02/12/2024

Cómo citar

Agg, K., & Marques, L. K. de O. (2024). EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO PANDÊMICO:: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1445. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1445