O ENSINO DE TEATRO, SEUS ESPAÇOS POSSÍVEIS E IMAGINÁRIOS

Authors

  • Rita Réus Universidade Feevale
  • Ernani Mügge Universidade Feevale
  • Daniel Conte Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/734

Keywords:

Ensino de Teatro, Imaginário, Espaço Cênico.

Abstract

O presente artigo conjetura sobre o ensino de teatro no contexto escolar, promovendo a análise de práticas e explorando suas conexões com o imaginário, em uma perspectiva bachelardiana. Neste intuito, propõe uma reflexão quanto às estratégias desenvolvidas durante os processos de aprendizagem, correlacionando-os com conceitos estruturantes na relação com o outro e o espaço cênico. A proposta apresentada sublinha a importância de atividades de leitura e de arranjamento cênico no ambiente escolar. A construção de uma performance a partir de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto – um texto literário – ilustra um exercício estético da linguagem, consubstancializado em uma instrumentalização para o discente, a fim de favorecer seu reconhecimento do espaço social e, por consequência, do trânsito em sua territorialidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita Réus, Universidade Feevale

Mestranda em Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale; Especialista em Pedagogia da Arte, Ufrgs/2009; Graduada em Teatro: Licenciatura, UERGS/2005; Professora de Teatro na Escola SESI de Ensino Médio Montenegro.

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Doutor em Letras (UFRGS), com pós-doutorado em Cultura e Literatura (PNPD/CAPES). Pesquisador e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e do Mestrado Profissional em Letras (Universidade Feevale).

Daniel Conte, Universidade Feevale

Doutor em Literatura brasileira, portuguesa e luso-africana pela UFRGS. Professor e pesquisador do PPG de Processos e Manifestações Culturais e dos Mestrados Profissionais em Letras e Indústria Criativa da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

References

BACHELARD, Gaston. A casa. Do porão ao sótão. O sentido da cabana. In: A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: Provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2017.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.

Published

30/12/2020

How to Cite

Réus, R., Mügge, E., & Conte, D. (2020). O ENSINO DE TEATRO, SEUS ESPAÇOS POSSÍVEIS E IMAGINÁRIOS. Revista Da FUNDARTE, 43(43), 1–16. https://doi.org/10.19179/2319-0868/734