FORMAÇÃO DE REDES DE TRABALHO COM ARTE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES

Authors

  • Danilo Moreira Xavier Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo - ECA/USP, São Paulo/SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0303-2342

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1489

Keywords:

arte-educação, rede, comunidade

Abstract

Esta pesquisa elaborou uma cartografia artístico-cultural em rede, orientada pelo sistema de ensino, para promover modos de trabalho colaborativos entre a escola e a comunidade. A metodologia utiliza o perímetro da Diretoria de Ensino Região Leste 1 (DER-Leste 1), em São Paulo (SP), para produzir mapas na plataforma Google Maps, que indicam escolas públicas e privadas, centros de arte e cultura, bibliotecas, museus, teatros e centros universitários na região. Os resultados da pesquisa indicam a participação ativa dos estudantes em projetos com a sociedade ao seu entorno e também destaca como cada unidade escolar pode funcionar como um polo propulsor de redes de trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Danilo Moreira Xavier, Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo - ECA/USP, São Paulo/SP, Brasil

Pesquisador e professor de artes. Doutorando em Artes Visuais (ECA-USP), mestre no Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais (EACH-USP), bacharel e licenciado em Artes Visuais. 

References

BASTOS, Flávia Maria Cunha. O perturbamento familiar: uma proposta teórica para a arte/educação baseada na comunidade. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010. P. 227-244.

CALLEGARO, Tânia. Ensino da arte na internet: contexto e pontuações. In: BARBOSA, Ana Mae(org.) Inquietações de mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2012, p. 155-167.

CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 6 ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2010.

COSTA, Fabíola Cirimbelli Búrrigo. Espaço estético do colégio de Aplicação da o UFSC: possibilidade de mediação cultural na escola. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 237-259.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Rizoma: introducción. México: Premia, 1983.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2018.

FREIRE, P. F. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.

GOMEZ, M. V. Redes na educação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 37-47, 2000.

IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.

INOJOSA, Rose Marie. Redes de compromisso social. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro: FGV, 33 (5), set./outubro de 1999, p. 115-141.

LANIER, Vincent. Devolvendo Arte à Arte-Educação. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2013, p. 68-84.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Relatos de Experiência, Ci. Inf. 26 (2), Maio 1997. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S0100-19651997000200006>.Acesso em jun. 2023.

MOUSINHO, Patrícia; GUIMARÃES, Lila. Pensando em coletivos, pensando no coletivo: do ônibus às redes sociais. In: SILVA DE MELLO, Soraia; TRAJBER, Rachel (cood.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007, p. 177-185.

NUNES, Lucyene Lopes et al. Educação em rede: tendências tecnológicas e pedagógicas na sociedade em rede. Em rede, 2016, v. 3, n.2, pp. 197-212.

RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae(org.) Inquietações de mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2012, p. 95-104.

Published

02/12/2024

How to Cite

Moreira Xavier, D. (2024). FORMAÇÃO DE REDES DE TRABALHO COM ARTE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1489. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1489