NA TEIA DE ANANSE: PERFORMANCES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRO-BRASILEIRAS COM CRIANÇAS

Autores

  • Sonaly Torres Silva Doutoranda na Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.801

Palavras-chave:

contação de histórias, performances, protagonismo infantil

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões acerca da pesquisa Na Teia de Ananse: performances de contação de histórias com crianças na escola, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-graduação em Performances Culturais, em nível de doutorado. Tem como objetivo compartilhar experiências de uma pesquisa performativa, realizada em duas escolas públicas de Ensino Fundamental, no interior de Minas Gerais – Brasil, cujo foco é contação de histórias com crianças. Nesse processo busco compreender como performances narrativas que integram contos africanos, cultura afro-brasileira e narrativas das crianças podem propiciar emergência de resistências com protagonismo da infância.

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Biografia do Autor

Sonaly Torres Silva, Doutoranda na Universidade Federal de Goiás

Contadora de Histórias, Professora e Terapeuta. Doutoranda em Performances Culturais, Graduada
em Pedagogia, Pós-graduada em Psicopedagogia e Mestre em Psicologia. Desenvolve estudos e
práticas junto a crianças desde 1988. Atuou na Educação Infantil, Ensino Fundamental e no Ensino
Superior em cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia. Atualmente
os estudos, bem como os encontros com as crianças, acontecem a partir das experiências da
pesquisa na Teia de Ananse, sobre contação de histórias e narração.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Silva, S. T. (2020). NA TEIA DE ANANSE: PERFORMANCES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRO-BRASILEIRAS COM CRIANÇAS. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–23. https://doi.org/10.19179/2319-0868.801