INFÂNCIAS, CORPOREIDADES E SEXUALIDADES EM TOMBOY

Autores

  • Vanessa Paula Ponte Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.797

Palavras-chave:

Infância, Gênero, Tomboy.

Resumo

Neste ensaio, busco refletir sobre gênero, sexualidade e a construção social de corporeidades na
infância, a partir do estudo do filme francês Tomboy (2011), dirigido por Céline Sciamma. Por
meio da análise das cenas, ofereço uma interpretação acerca das representações de gênero e
sexualidade presentes na trama e o modo como estas ressoam nas trajetórias das personagens
infantis, nas produções de seus corpos e, especialmente, em suas subjetividades. No curso do texto,
problematizo as seguintes questões: o filme desafia ou rompe com discursos normativos pautados
na dicotomia homem\masculino x mulher\feminino? Quais as implicações físicas, emocionais e
sociais geradas nas personagens fruto dessa dicotomia? Ao elucidar tais questões, o ensaio aponta
os posicionamentos e as negociações das crianças em relação à representação binária de gênero e,
além disso, destaca a contribuição de seus pontos de vista para pensar corpo e sexualidade em seu
constante movimento de construção, criatividade e transitoriedade.

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Biografia do Autor

Vanessa Paula Ponte, Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em
Sociologia e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou
pesquisas com abordagem antropológica, na Secretaria de Educação continuada, diversidade e
inclusão (SECADI), numa parceria do Ministério da Educação e da UNESCO.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Ponte, V. P. (2020). INFÂNCIAS, CORPOREIDADES E SEXUALIDADES EM TOMBOY. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–16. https://doi.org/10.19179/2319-0868.797