'EU TENHO UMA COISA PRA CONTAR': INSPIRAÇÕES PARA A ESCUTA DAS NARRATIVAS INFANTIS

Autores

  • Gilka Girardello Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/791

Palavras-chave:

narrativa, crianças, escuta.

Resumo

O artigo identifica e discute aspectos favoráveis à escuta adulta das histórias contadas oralmente pelas crianças, buscando contribuir para estimular a criação narrativa infantil. Sintetiza-se contribuições de pesquisas em diferentes campos das ciências humanas sobre a importância de as crianças contarem histórias para sua constituição subjetiva e cultural. Por meio de um diálogo com evidências empíricas de pesquisas brasileiras recentes no campo da Educação, destaca-se possíveis inspirações e estratégias para qualificar uma escuta respeitosa, atenta e dialógica das narrativas infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Programa de Pós-
Graduação em Educação. Realizou Doutorado em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo), Mestrado Interdisciplinar em Ciências Sociais/Liberal Studies (New School for Social Research), e Graduação em Comunicação Social (UFRGS). Foi professora/pesquisadora visitante do Programa de Doutorado em Educação Urbana do
Graduate Center/ City University of New York (Fulbright/Capes). Pesquisa as relações entre
narrativa, infância, comunicação, cultura e arte.

Referências

APPLEBEE, A. The Child´s Concept of Story. The University of Chicago Press, 1978.

BAKHTIN, M. Speech Genres and Other Late Essays. In: HOLQUIST, M.; EMERSON, C. Speech Genres and Other Late Essays. Austin: University of Texas Press, 1986.

BERMAN, R. A. Narrative Competence and Storytelling Performance: How Children Tell Stories in Different Contexts. Journal of Narrative and Life History. 5,(4). Lawrence Erlbaum Associates, 1985.

BORMANN, E. G. Symbolic Convergence Theory. Storytelling in Mass Culture and Everyday Life. The Journal of Communications. Philadelphia: University of Pennsylvania, 1986.

BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 1997.

CAMPOS, K.C. Nossas vidas contam histórias: crianças narradoras. Tese de Doutorado em Educação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

CORSARO, W. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre, Artmed, 1999.

FERNANDES, F. Folclore e Mudança Social na Cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1979.

FIVUSH, R. The Social Construction of Personal Narratives. Merrill-Palmer Quarterly, vol.31(1), 1991.

FRONCKOWIAK, A. C. Com a palavra a palavra: criança e adultos em convívio poético. Tese de Doutorado em Educação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

GERSIE, A. Finding the healing tale. Storytelling. Vol.2, n. 3, 1990.

GREENE, M. Releasing the imagination: essays on education, the arts and social change. San Francisco: Jossey-Bass, 1995.

HARTMANN, L. Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. Boitatá (Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL). Londrina, n.20, jul-dez 2015.

INVERNIZZI, M. A.; ABOUZEID, M.P. "One Story Map Does Not Fit All: A Cross-Cultural Analysis of Children´s Written Story Retellings". Journal of Narrative and Life History, 5(1). Lawrence Erlbaum Associates, 1995.

LYOTARD, J.F. O Inumano: considerações sobre o tempo. Trad. Seabra, A.C.; Alexandre, E. 1a. ed. Lisboa: Estampa, 1990.

KEARNEY, R. The Wake of Imagination: Toward a postmodern culture. Minneapolis: Univ. of Minnesota Press, 1988.

MACHADO, R. No tempo em que não havia tempo. In: GIRARDELLO, G. (org.): Baús e Chaves da Narração de Histórias. Florianópolis: SESC/SC, 2004.

MACINTYRE, A. After Virtue: a study in moral theory. Indiana: University of Notre Dame, 1981.

MILLER, P.; MEHLER, R. A. The Power of Personal Storytelling in Families and Kindergartens. In: DYSON, A.; GENISHI, C. (orgs.): The Need for Story: Cultural Diversity in Classroom and Community. Teachers College. Nova York: Columbia University, 1994.

PERROTTI, E. A Criança e a Produção Cultural. In: ZILBERMAN, R. (org.) A Produção Cultural para a Criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. (vols. I e II). Trad. M. Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.

ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

SCHUBSKY, C.M. Relicários e quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças. Tese de Doutorado em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.

SILVA, J. P.; BARBOSA, S. N.F.; KRAMER, S. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. In: CRUZ, S. H.. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

SILVA, L.A.: A roda de histórias: pelo direito de viver a infância no Colégio de Aplicação - UFSC. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018.

SODRÉ, L. Contação de histórias e dialogia na educação infantil: uma experiência educativa. Dissertação de mestrado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.

SUTTON-SMITH, B. The Folkstories of Children. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1981.

STERN, D. Crib Monologues from a Psychoanalytic Perspective. In: NELSON, K. (org.), Narratives from the Crib. Cambridge: Harvard University Press, 1989

TURNER, Victor. Social Dramas and Stories about Them. In: MITCHELL, W. J. T. (org.) On Narrative. Chicago: University of Chicago Press, 1981.

VIEIRA, D. C. S. da C.; COELHO, C.M.M. Reconto oral na interface dos processos psicológicos: emoção, memória e imaginação. In: SILVA, K.O et al: Infâncias, histórias e emoções: processos imaginativos e narrativas de crianças. Curitiba: Editora CRV, 2018.

VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância. Trad. Z. Prestes. 1a.ed. São Paulo: Editora Ática, 2010.

Downloads

Publicado

30.09.2020

Como Citar

Girardello, G. (2020). ’EU TENHO UMA COISA PRA CONTAR’: INSPIRAÇÕES PARA A ESCUTA DAS NARRATIVAS INFANTIS. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–20. https://doi.org/10.19179/2319-0868/791