MOMENTOS-CHARNEIRAS E MEMÓRIAS MUSICAIS: ENCONTROS E CONEXÕES NAS NARRATIVAS DE ACADÊMICOS EM DANÇA

Autores

  • Ziliane Lima de Oliveira Teixeira Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.665

Palavras-chave:

momentos-charneira, memórias musicais, dança

Resumo

Neste artigo é relatada uma pesquisa realizada na disciplina Música para os cursos de bacharelado e licenciatura em Dança de uma universidade do Sul do Brasil. A ementa proposta para a disciplina é ampliada de estudos de ritmo e compassos para incluir também narrativas (auto)biográficas dos alunos. São feitas aproximações com Josso (1988, 2004) ao convidar os alunos a falarem e escreverem sobre momentos importantes que envolveram música em suas vidas, bem como da perspectiva da Espiritualidade e Artes.  São analisados cinco trechos das narrativas por escrito. Relatos dos alunos colocam que esta atividade de narrar uma memória musical despertou tantos sentimentos, proporcionando conhecer uns aos outros e reconhecerem a si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Educação (Educação e Artes - 2016) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (2011) e Bacharela em Música pela UFSM (2007).

Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos Cursos de Música da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisas NarraMus.

Referências

ALVES, Nilda. Dois fotógrafos e imagens de crianças e seus professores: as possibilidades de contribuição de fotografias e narrativas na compreensão de espaçostempos de processos curriculares In: OLIVEIRA, Inês Barbosa (Org.) Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Rio de Janeiro: DP et alii; FAPERJ, 2010, p. 185-206.

BOWMAN, Wayne D. Why Narrative? Why Now? Research Studies in Music Education, n. 27, p. 5-20, 2006.

BOYCE-TILLMAN, June. Spirituality in the Musical Experience. In. BRESLER, Liora (Ed.) International Handbook of Research in Arts Education. Dordrecht: Springer, 2007, p. 1405-1422.

BRESLER, Liora. Embodied Narrative Inquiry: A Methodology of Connection. Research Studies in Music Education, n. 27, p. 21-43, 2006.

CONNELLY, Michael F.; CLANDININ, Jean D.; HE, Ming Fang. Teachers' personal practical knowledge on the professional knowledge landscape. Teaching and Teacher Education, v. 13, n. 7, p. 665-674, 1997.

DOSSÊ, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

GIBBS, Graham. Análise de Dados Qualitativos. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: ARTMED, 2009.

JOSSO, Marie Christine. Da Formação do sujeito... ao sujeito da formação. In:

NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988, p. 35-49.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Tradução de Albino Pozzer. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

MARYING, Philipp. Qualitative Content Analysis. Forum Qualitative Sozialforschung. v.1, n.2, art. 20, p. 1-7, 2000. Disponível em: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0002204 Acesso em: 28 nov. 2013.

OLIVEIRA, Valeska F.; OLIVEIRA, Vânia F.; FABRÍCIO, Laura E. O. O oral e a fotografia na pesquisa qualitativa. In: ABRAHÃO, Maria Helena. Menna Barreto (Org). A Aventura (Auto)Biográfica: Teoria e Empiria. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

SMALL, Cristopher. Musicking: A ritual in Social Space. Disponível em <http://jlarrystockton.com/Stocktoj/small.pdf>. Acesso em: 09 set. 2014.

SNOWBER, Celeste N. The Soul Moves: Dance and Spirituality in Educative Practice. In. BRESLER, Liora (Ed.) International Handbook of Research in Arts Education. Dordrecht: Springer, 2007, p. 1449-1456.

STAUFFER, Sandra L.; BARRETT, Margaret S. Narrative Inquiry in Music Education: Toward Resonant Work. In: BARRETT, Margaret S.; STAUFFER, Sandra L. Narrative Inquiry in Music Education: Troubling Certainty. New York: Springer, 2009, p. 19-29.

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Músicas do cotidiano e memórias musicais: narrativas de si de professoras do ensino fundamental. In: SOUZA, Jusamara (Org.) Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008, p. 237-258.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

Teixeira, Z. L. de O., & Louro-Hettwer, A. L. de M. e. (2019). MOMENTOS-CHARNEIRAS E MEMÓRIAS MUSICAIS: ENCONTROS E CONEXÕES NAS NARRATIVAS DE ACADÊMICOS EM DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 506–527. https://doi.org/10.19179/2319-0868.665