A PREÇO DE FÁBRICA: PROPOSIÇÃO DA DANÇA CONTEMPOP NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.650Palavras-chave:
Dança, Dança Contempop, Dança na EscolaResumo
A Dança Contempop elaborada por Berté (2015) surge da junção dos termos Dança Contemporânea e Cultura Pop e propõe a criação em Dança tendo como mote imagens popularizadas no cenário cultural contemporâneo. A partir desta proposição, este estudo analisa os procedimentos de criação da Dança Contempop no contexto escolar em uma experiência de práticas artísticas com duas alunas do Ensino Médio na cidade de Santa Maria – RS. Este estudo qualitativo percorre por discussões da Dança na Escola e busca inspiração na coreógrafa alemã Pina Bausch como ferramenta de autonomia e aproximação do contexto dos alunos nos processos de criação coreográfica.Downloads
Referências
BOGDAN, R.C. BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto editora, 1994.
BERTÉ, O. Dança Contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se. Santa Maria: Editora UFSM, 2015.
CYPRIANO, F. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento em si. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
DANTAS, M. A pesquisa em dança não deve afastar o pesquisador da experiência da dança: reflexões sobre escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança. Revista da FUNDARTE. n.13/14, janeiro/dezembro, 2007, p. 13-18.
DIAS, B; IRWIN, R. L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.
FLORES, B. Registro em diário de processo criativo. Produzido em 10 de outubro de 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
________. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
KATZ, H. O corpo como mídia de seu tempo: a pergunta que o corpo faz. In: Rumos Itaú Cultural Dança. São Paulo: Itaú Cultural, 2004. CD-ROM.
MARQUES, I. BRAZIL, F. Arte em Questões. São Paulo: Digitexto, 2012.
MARQUES, I. Linguagem da Dança: Arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
OSTERWOLD, T. Pop Art. Hong Kong, China: Taschen, 2011.
ROCHA, T. Por uma docência com dança contemporânea. In: GOLÇALVES, T.; BRIONES, H.; PARRA, D.; VIEIRA, C. (Org.). Docência-artista do artista-docente: Seminário Dança teatro Educação. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012, p. 32-49.
SILVA, L.E. Autonomia como princípio educativo. n. 101. Revista espaço acadêmico, 2009.
TOMAZZONI, A. A escola e o aluno da Dança: desafios da contemporaneidade. IN: ICLE, G. (Org.). Pedagogia da Arte. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.
TOURINHO, I. Imagens, pesquisa e educação: questões éticas, estéticas e metodológicas. In: MARTINS, R; TOURINHO, I. (Org). Cultura das imagens: desafios para a Arte e para a educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2012. p.231-252.
TOURINHO, I; MARTINS, R. Reflexividade e pesquisa empírica nos infiltráveis caminhos da cultura visual. In: MARTINS, R; TOURINHO, I. (Org). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.p. 61-76.
VIEIRA, T. Registro em diário de processo criativo. Produzido em 10 de outubro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.