PRÁTICAS POLÍTICAS PARA ALÉM DA CENA CONTEMPORÂNEA EM TEMPOS DIFÍCEIS
Palavras-chave:
Artes Cênicas, política, história.Resumo
Resumo: O artigo discorre sobre a resistência política e artística em tempos difíceis nos quais a democracia é ameaçada e os artistas desvalorizados, tema bastante discutido durante o Seminário Práticas Políticas da Cena Contemporânea, que ocorreu em Porto Alegre no ano de 2016, dentro da programação do 11° Palco Giratório - SESC/Porto Alegre, com apoio do PPGAC (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - UFRGS. O texto tem por base um comparativo histórico inspirado pelo local no qual ocorreu o Seminário: o Teatro de Arena. Marcado por uma trajetória de luta, o pequeno teatro da capital gaúcha nos faz lembrar que a situação política atual possui muitas semelhanças com fatos ocorridos durante o período da ditadura civil-militar brasileira.
Downloads
Referências
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BRECHT, Bertolt. Teatro Dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
CHAUÍ, Marilena, Conformismo e resistência - aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
HALL, Stuart. “Nascimento e morte do sujeito moderno”. In: Identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro, D.P.& A., 2001.
KUSHNIR, Beatriz. Cães de guarda: jornalistas e censores do AI 5 à Constituição de 1988. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2004.
Nos porões da cultura: os 40 anos do golpe militar e as histórias de resistência cultural no Rio Grande do Sul. IN: Aplauso, ano 6. n° 54. Porto Alegre: Editora Corag, 2004.
OLIVEIRA, Raquel P. O Teatro de Arena de Porto Alegre. Porto Alegre: IA – UFRGS, 2005.
PACHECO, Tânia. Teatro e poder. In: ARRABAL, José. Anos 70: teatro. Rio de Janeiro: Europa Empresa Gráfica e Editora, 1980.
Teatro em Revista N°1, 2, 3 e 4 Porto Alegre: Gráfica J. Andrade & Cia Ltda. Setembro/Outubro/Novembro/Dezembro de 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.