A CULTURA HIP-HOP NA PRIMEIRA INFÂNCIA

RELATO DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1519

Palavras-chave:

Estágio em Educação Infantil; Cultura Hip-Hop; Relato de experiência.

Resumo

O presente trabalho propõe relatar as experiências vividas na Educação Infantil durante a realização do Estágio em Dança I do Curso de Dança Licenciatura da XXXXX. Neste componente curricular, em que o estudante vivencia atividades docentes na educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental, realizei minha prática em uma turma de maternal de uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de XXXXX. Minha proposta pedagógica foi levar a Cultura Hip-Hop no contexto da Dança na primeira infância, fazendo relação com o Grafitti, o Hip-Hop Dance e o Tutting. Este relato vai descrever como construí as atividades que desenvolvi com as crianças, bem como minhas descobertas.

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Biografia do Autor

Jeferson Leonardo Manfroni Cabral, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança. Agente Cultural,Artista, pesquisador, intérprete-criador e Professor de Dança. Atuante na dança desde 2014, Ministrou aulas de dança no Studio da Dança Thomas Marinho e na ONG Otroporto, E integrante e Co-diretor do grupo Coletivo de Dança de Pelotas, Organiza juntamente com Francine Lemos os Eventos de dança Interação Urbana, Intensivo de Hip Hop e Intensivo de Verão. Formado em Dança Licenciatura pelo curso de Dança UFPEL, o artista professor estuda as Danças Afrodiaspóricas e seus estilos específicos como: Hip Hop Dance, Tutting e Waacking. Fez aulas em Eventos como FIDU Festival-edição Virtual, Hip Hop District em São Paulo, ganhou bolsa de estudo CSDF Campinas Street Dance Festival na edição Online. Além de participar de videoclipes e fazer parte de shows ao vivo com artistas locais.

Andrisa Kemel Zanella, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Professora adjunta dos Cursos de Dança-Licenciatura e Teatro-Licenciatura no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - Linha: Narrativas (auto)biográficas, cultura escrita, Linguagem e Inclusão. Líder do GEPIEM - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (UFPel/RS).

Ana Cristina Ribeiro Silva, UFPEL

Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é docente no curso de Licenciatura em Dança, responsável pelos componentes curriculares: Laboratório de Danças Urbanas e Anatomia-Cinesiologia, coordena o projeto de pesquisas L.U.A. (Laboratório Ubuntu Afeto/Arte/Afrodiaspóricas/Américas) também é pesquisadora-colaboradora do Grupo de Pesquisa LABCAPO - Laboratório Capoeira (UFRJ) e OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel).
B.Girl, idealizadora da companhia de dança Eclipse e da crew SAMBA B.Girls. Atua com preparação corporal, direção artística e produção de eventos. Foi responsável juntamente com Kico Brown em realizar a Battle Of The Year no Brazil em 2007.
Fez graduação em Educação Física, é Mestre e Doutora em Artes da Cena pela Unicamp.

 

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Manfroni Cabral, J. L., Kemel Zanella, A., & Ribeiro Silva, A. C. (2024). A CULTURA HIP-HOP NA PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1519. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1519