O DESENHO DA CRIANÇA ENQUANTO EXTENSÃO DE SUAS EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS E DE SEU CONHECIMENTO DISCURSIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1482

Palavras-chave:

Audiovisual; Desenho; Criança; Discurso oral; Criatividade., Audiovisual; Drawing; Child; Oral discourse; Creativity.

Resumo

Não mais como rabiscos, curiosidades ou somente o manifestar do início da capacidade psicomotora da criança, contudo um mecanismo discursivo, seu desenho passa a ser entendido por diversos teóricos como algo a ser valorizado. O presente artigo pretende mostrar em como as experiências propiciadas pelas interações da criança, agora contemporaneamente, com os produtos audiovisuais, podem possibilitar uma aprendizagem qualitativa verificada a partir dos desenhos que são feitos, bem como se tornam extensão de seu conhecimento e trampolim para a configuração e desenvolvimento de seu discurso oral, que por vezes, também toma todo o corpo como apoio. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica e a de campo, trazendo para as discussões alguns desenhos feitos pelas crianças e comentados pelo pesquisador. Tão logo, verificou-se que para além de inócuas produções com sons e imagens, as obras audiovisuais quando bem mediadas constroem espectadores mais ativos, capazes de serem criativos e autores de seu próprio discurso enquanto sujeito pensante, reflexivo e artístico.

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Biografia do Autor

Isac Chateauneuf, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, São Paulo/SP, Brasil

Conhecido profissionalmente e artisticamente como Isac Chateauneuf, é atualmente Doutorando em educação pela  FE-USP, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e em Comunicação Audiovisual pela UAM, Universidade Anhembi Morumbi, com Bolsa Institucional por Mérito Acadêmico e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Brasil (CAPES). Possui Mestrado (2020) em Comunicação Audiovisual com pesquisa sobre a animação Naruto na sala de aula e especialização em Neurociências aplicada a Educação (2018) pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialização em Arte/Educação: teoria e prática (2015) pela ECA-USP, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e graduação em Artes Visuais pela FPA, Faculdade Paulista de Artes (2013). Arte/Educador na Prefeitura do município de São Paulo, trabalhando com crianças e jovens do Fundamental I e II desde 2014. Conhecimentos básicos em órgão eletrônico, teclado e Violino. Atua no componente Arte com ênfase em pesquisa nos temas História da Arte/Educação Modernista e Pós-modernista e sua interlocução com a comunicação audiovisual, Arte na Educação Escolar, Animações, desenhos e pintura infanto-juvenis feitas nas aulas de Arte. Atualmente, também participa do grupo de estudos de professores ativos na educação paulista, com reflexões e publicações de livros sobre Arte/educação e Educação em geral no sistema escolar contemporâneo. Direciona e organiza os livros pela Editora Livro Alternativo. Criador e autor principal dos textos da Coluna Catalog Art: Naveg Ações de Estudantes, da revista Primeira Evolução, onde publica desenhos e pinturas de estudantes do fundamental I com reflexões prático-teóricas diversas.

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Publicado

02.12.2024

Como Citar

Chateauneuf, I. (2024). O DESENHO DA CRIANÇA ENQUANTO EXTENSÃO DE SUAS EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS E DE SEU CONHECIMENTO DISCURSIVO. Revista Da FUNDARTE, 62(62), E1482. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1482