O DESENHO DA CRIANÇA ENQUANTO EXTENSÃO DE SUAS EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS E DE SEU CONHECIMENTO DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1482Palavras-chave:
Audiovisual; Desenho; Criança; Discurso oral; Criatividade., Audiovisual; Drawing; Child; Oral discourse; Creativity.Resumo
Não mais como rabiscos, curiosidades ou somente o manifestar do início da capacidade psicomotora da criança, contudo um mecanismo discursivo, seu desenho passa a ser entendido por diversos teóricos como algo a ser valorizado. O presente artigo pretende mostrar em como as experiências propiciadas pelas interações da criança, agora contemporaneamente, com os produtos audiovisuais, podem possibilitar uma aprendizagem qualitativa verificada a partir dos desenhos que são feitos, bem como se tornam extensão de seu conhecimento e trampolim para a configuração e desenvolvimento de seu discurso oral, que por vezes, também toma todo o corpo como apoio. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica e a de campo, trazendo para as discussões alguns desenhos feitos pelas crianças e comentados pelo pesquisador. Tão logo, verificou-se que para além de inócuas produções com sons e imagens, as obras audiovisuais quando bem mediadas constroem espectadores mais ativos, capazes de serem criativos e autores de seu próprio discurso enquanto sujeito pensante, reflexivo e artístico.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Alan. Seu filho desenha ou rabisca? Portal Notícias In: Foco, Papo Cultural, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.noticiasinfoco.com.br/colunista/seu-filho-desenha-ou-rabisca. Acesso em: 10 mar. 2022.
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.
_______________. Dilemas da Arte/educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
_______________. Inquietações e mudanças no ensino de Arte. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
_______________. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/arte, 1998.
CURRICULO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Disponível em http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/44126.pdf. Acesso em fevereiro de 2019.
CHATEAUNEUF, Isac. O cérebro animado da criança: a animação Naruto enquanto conceito prático de Interagente-corpóreo na escola. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação-REASE, v. 8, p. 101-119, 2022.
DAMÀSIO, António R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano; tradução de Dora Vicente, Georgina Segurado. 3º. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2012.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?19.ed. Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. 2. ed. ver. 2º. Reimpr. Porto Alegre, RS: Zouk, 2017.
_______________. Desenho na educação infantil. São Paulo: Editora melhoramentos, 2013.
IZQUIERDO, Iván. Memória. 2º. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
JACQUINOT-DELAUNAY, Geneviève. Les sciences de l'éducation et de la communication en dialogue : à propos des médias et des technologies éducatives, L'Année sociologique, vol.51, n. 2, pp. 391-410, 2001.
KANDEL, Eric R. [et al.]. Princípios de neurociências. Tradução: Ana Lúcia Severo Rodrigues [et al.]. 5º. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
KAPLÚN, Mario. Processo e canais de comunicação. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
_______________. Uma pedagogia da comunicação. In: APARICI, Roberto. Educomunicação; para além do 2.0. São Paulo; Paulinas, 2014.
MORIN, Edgard. Débat Edgar Morin et Patrick Curmi : la mémoire de la vie, 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mblGZxXIUjg. Acesso em 07/12/2019.
_______________. Communication et complexité. C.N.R.S. Editions, Hermès, La Revue. n° 80, pages 130 à 133, 2018.
_______________. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia sociológica. Tradução de Luciano Loprete. São Paulo: Editora É Realizações, 2014.
_______________. Saberes Globais e Saberes Locais - o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
PACHECO, Elza Dias Pacheco. Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. In: PACHECO, Elza Dias. Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
PARSONS, Michael. Compreender a Arte. Editorial presença, Lisboa, 1992.
PEREIRA, Isac. As Animações Que Eu Assisto, os Desenhos Que Eu Faço: Influências Audiovisuais na Criatividade Gráfica da Criança. Revista da FUNDARTE, v. 53, p. 1-22, 2023.
____________. Cérebros criativos no mundo das produções audiovisuais de massa? Entretenimento, fãs de animações e possibilidades criativas em artes visuais. REVISTA GEARTE, v. 6, p. 40-66, 2019.
PEREIRA, Isac; MAGNO, Maria Ignês Carlos . Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar. Comunicação e Educação/ Revista do departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, v. 27, p. 105-124, 2022.
PROJETO Brincar e Aprender. O desenho Infantil – Garatuja. Projeto Brincar e Aprender, Desenho infantil, [s. l.], 2015. Disponível em: https://projectobrincareaprender.wordpress.com/2015/06/24/o-desenho-infantil-garatuja/. Acesso em: 10 mar. 2022.
RAMACHANDRAN, Vilayanur S. O que o cérebro tem para contar: Desvendando os mistérios da natureza humana. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
RICŒUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Série essais. Paris: Seuil, 2000.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
TASSARA, Marcello. Prefácio. In: LUCENA JÚNIOR, Alberto. A arte da Animação: Técnicas e Estética através da história. São Paulo: Senac, 2001.
WILSON, Brent; WILSON, Marjorie. Uma visão iconoclasta das fontes de imagem nos desenhos de criança,1982. In: BARBOSA, A. M. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Editora Cortez, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isac Chateauneuf
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.