A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE DANÇA EM UMA ESCOLA DE CAMPO

PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1421

Palavras-chave:

Dança escolar, Composição coreográfica

Resumo

O presente artigo resulta de reflexões sobre a prática do componente curricular Estágio em Dança III, do curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas/RS, realizada com estudantes do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Garibaldi (escola de campo). A proposta do estágio foi trabalhar composição coreográfica com os alunos para além do ato conhecer o conteúdo, mas também de dançar, estimular a criatividade e diferentes formas de expressão, conhecer novas possibilidades de movimentos, perceber a si mesmo e aos outros, e promover essas experimentações corporais que não estão presentes no dia a dia de forma gradual no decorrer das aulas. Para tanto foi utilizado nos processos a busca por movimentos do cotidiano para implementar essas práticas e na construção de repertório em relação a Dança e na construção do trabalho coreográfico desenvolvido coletivamente no desenvolvimento das competências das linguagens da BNCC.

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Biografia do Autor

Marco Aurelio da Cruz Souza, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal (2019), reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010) reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Dança da UFBA. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Professor do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel e professor colaborador do Mestrado em Artes - PPGARTES. Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da FURB, Universidade Regional de Blumenau, professor e coordenador desta licenciatura até 2021. Coordenador e coreógrafo do Grupo de Danças Alemãs da FURB - Universidade Regional de Blumenau, com o qual participou de eventos e festivais na área a nível nacional e internacional, conquistando inúmeros prêmios e títulos, e idealizador no ano de 2016 dos Grupos de Danças Urbanas, de salão e contemporânea e em 2019 do grupo de danças espanholas na mesma instituição até o ano de 2021. Conselheiro artístico do 9o, 12o e 13o FESTFOLK, Festival Nacional de Danças Folclóricas da cidade de Blumenau, responsável pela seleção dos grupos participantes desta edição do evento no ano de 2008, 2011 e 2012. Coreógrafo convidado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para oficinas de danças Germânicas para alunos do núcleo de dança contemporânea. Ministrou aulas de dança contemporânea e dança folclórica no projeto de arte na Escola do município de Gaspar. Membro do Conselho Fiscal da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2021 e do conselho editorial gestão 2021-2023. Coordenador do Comitê Temático "Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos" da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) juntamente com o professor Doutor Thiago de Jesus da Silva Amorim. Vice-presidente da APRODANÇA, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2021 e 2021-2023. Homenageado no 11o Festival Internacional Múltipla Dança 2021. Homenageado com a comenda de Mérito Cultural Cruz e Souza no ano de 2021 no estado de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel. Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa "Arte e Estética na Educação" e pesquisador da Diálogos - rede internacional de pesquisa, ações colaborativas que reúnem pesquisadores do Brasil, França, Inglaterra, China, Índia, Portugal, Colômbia, Argentina e Equador. Editor da Revista Brasileira de Estudos em Dança e da Art Research Journal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dança Educacional, Dança Folclórica e Popular de matriz tradicional, Dança Contemporânea e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio em dança; dança educacional; dança popular e folclórica; processos de criação; arte e estética.

Flávia Marchi Nascimento, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Professora do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É graduada em Educação Física, Licenciatura Plena pela Escola Superior de Educação Física da UFPel. Possui especialização em Pesquisa em Educação Física e mestrado em Educação Física (ESEF/UFPel), com projetos voltados à Dança. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Atua nos estágios supervisionados em Dança. Idealizadora e coordenadora do Projeto Dançar A2 Pelotas.

Jean Dornelles Chagas, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Artista e bailarino. Graduando do curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bolsista do Programa Residência Pedagógica UFPEL (PRP-UFPEL). Destaque da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) no ano de 2023.

Filipe Iracet, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Artista e bailarino. Graduando do curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atuou como Monitor em Disciplina da Graduação, está vinculado ao Projeto Turno 2 - Pesquisa e Criação Artística UFPEL com participação em eventos como Seminário de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Dança, Congresso dos Projetos Unificados do Centro de Artes da UFPEL e Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) em 2023.

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

Souza, M. A. da C., Marchi Nascimento, F., Dornelles Chagas, J., & Iracet, F. (2024). A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE DANÇA EM UMA ESCOLA DE CAMPO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1421. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1421