DEBAIXO DO CALÇAMENTO, A AULA!

ARTE, BAIRRO E AÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1411

Palavras-chave:

Artes visuais, Bairro, Cocriação

Resumo

Este texto é a tradução da palestra da artista e professora uruguaia, Ana Laura López de la Torre, em 8 de julho de 2023, no I Encontro Internacional Artes, Comunidades e Educação, realizado na Unidade Litoral Norte da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Inicialmente, contempla sua trajetória artística, política e docente em Porto Alegre (RS) e em processos de cocriação realizados entre universidade e bairros em Montevidéu, sob sua coordenação. Narrando práticas implicadas com artes visuais, bairro, coletividade e autogestão, também trata de efeitos da pandemia de Covid-19 e dos marcos teóricos, conceituais e metodológicos que fundamentam suas práticas. A escrita mantém a vivacidade da expressão da conferência e algumas imagens contextualizam o que foi apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Lopez de la Torre, Universidad de la Republica - UDELAR, Montevidéo/Uruguai

Professora titular da Facultad de Artes da Universidade de la República (Montevidéu, Uruguai) e da Pós-graduação no curso de Especialização em Gestión Cultural, del Área Social y Artística da mesma universidade.

Carmen Lúcia Capra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil

Professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na Graduação em Artes Visuais: licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), foi a tradutora da conferência

Referências

TORRE, Ana Laura López de la. [Conferência]. Arte, barrio y acción social: sorteando los muros de la instituición educativa. Encontro Internacional Arte, Comunidades e Educação, I, Osório (RS), 2023.

Publicado

08.08.2024

Como Citar

Lopez de la Torre, A. L., & Capra, C. L. (2024). DEBAIXO DO CALÇAMENTO, A AULA! : ARTE, BAIRRO E AÇÃO SOCIAL. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1411. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1411

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO