FOTOGRAFIAS ARTESANAIS (EM CORES) EM UMA ETNOGRAFIA COM CRIANÇAS NA ESCOLA COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO LIXÃO

Autores

  • Vanessa Silva Bernardes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0001-6901-648X
  • Fabiana Mayboroda Gazzotti Centro Universitário Cenecista de Osório- UNICNEC, Osório/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8830-5762
  • Eduardo Rangel Ingrassia Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0009-0005-9346-9434
  • Leandro Forell Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1401

Palavras-chave:

Fotografias. Etnografia com crianças. Comunidade.

Resumo

Apresentamos o ensaio fotográfico artesanal, constituído a partir de uma etnografia com crianças, realizada na Escola Comunitária de Educação Infantil, localizada dentro do Aterro Sanitário Municipal, representado emicamente como Lixão, no Litoral Norte Gaúcho, Brasil. Como objetivo, buscamos compreender como as crianças, a partir de suas produções fotográficas, leem e comunicam o contexto em que estão inseridas. Os estranhamentos reverberaram da costura artesanal apreendidas na pluralidade dos olhares e lentes das crianças em diálogo com as singularidades do contexto – da escola e do lixão, de modo indissociável – revelando subjetividades dos interlocutores entre comunidades: estudantil (crianças) e de trabalhadores(as) do Aterro Sanitário Municipal. A partir da experiência retratada, dialogamos com a provocação de Garcés (2022) e demonstramos que as crianças produzem imagens que denotam curiosidade, criatividade, imaginação, sensibilidade e investigação. Suas fotografias apresentam uma leitura de mundo aberta à novidade, em que criam novos e diferentes sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Silva Bernardes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil

Graduada em Pedagogia (FACOS, 1999). Especialista em Psicopedagogia- Clínica e Institucional (FUCAP, 2011). Especialista em Educação para diversidade (UFRGS, 2012). Especialista em Gestão da Educação (UFRGS, 2020). Mestra em Educação (UERGS, 2023). Membro do Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas (GEPRACO/ CNPq). Professora no Sistema Municipal de Ensino de Capão da Canoa (2010), na área da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais). Tem interesse na área dos Estudos das Infâncias e Educação Infantil.

Fabiana Mayboroda Gazzotti, Centro Universitário Cenecista de Osório- UNICNEC, Osório/RS, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2017), na linha de pesquisa: História, Políticas Públicas e Educação. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Supervisão e Administração Escolar, com ênfase em Psicopedagogia, pela Universidade Feevale (2005). Especialista em Educação Integral e Integrada na Escola Contemporânea pela FACED/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Participa do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS), do Grupo de pesquisa EBRAMIC/UNISINOS - Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar e é vice líder do GEPRACO/UERGS - Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas. Atuou na área da Educação como: Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Professora da Sala de Recursos Multifuncional e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e dos Anos Finais pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores, Educação Infantil e Supervisão Escolar, utilizando ferramentas da Antropologia. É Coordenadora da Pós-Graduação do Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, além de atuar como professora adjunta nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário.

Eduardo Rangel Ingrassia, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil

Possui Graduação em Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Luterana do Brasil (2009); Especialização em Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Gestão Escolar pela Faculdade Capivari (2010), Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2016), Mestrado em Educação pela Universidade La Salle na linha de Linguagens, Culturas e Tecnologias na Educação (2015),  Doutorando na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atualmente atua na Coordenação de Ensino EAD e docência dos cursos de graduação e de especialização presencial e EAD no Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC e como professor da Educação Básica na rede municipal de Capão da Canoa.Tem experiência na área de Educação e Gestão, com ênfase em Coordenação, Aprendizagem, Processos Pedagógicos e Sociais e Educação a distância.

Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil

Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Feevale (2002), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Líder do GEPRACO: Grupo de Estudos em Praticas Educativas Cotidianas. Docente do PPGED (Mestrado e Doutorado) da Uergs.

Referências

ARENHART, Deise. Culturas infantis e desigualdades sociais. Petrópolis: Vozes, 2016.

BOURDIEU, Pierre. Un art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Minuit, 1965.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. São Paulo: Zahar, 2005.

GARCÉS, Marina. A honestidade com o real. Cadernos de leitura, Belo Horizonte, n. 155, 2022. Disponível em: https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2022/10/cad155-a-honestidade-com-o-real.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

GOBBI, Márcia Aparecida. Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 17, p. 1213-1232, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0101-73302011000400018. Acesso em: 29 jan. 2024.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2 ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, cultura e cidadania activa: refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 17-40, jan./jul. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%25x. Acesso em: 29 jan. 2024.

SOUZA, Cibele W. de. As linguagens teatrais produzida para e pelas crianças da educação infantil. In: PRADO, Patrícia Dias; SOUZA, Cibele W. de (org.). Educação infantil, diversidade e arte. São Paulo: Laços, 2017. p. 159-184.

WINKIN, Yves. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Campinas: Papirus, 1998.

Downloads

Publicado

08.08.2024

Como Citar

Silva Bernardes, V., Mayboroda Gazzotti, F., Rangel Ingrassia, E., & Forell, L. (2024). FOTOGRAFIAS ARTESANAIS (EM CORES) EM UMA ETNOGRAFIA COM CRIANÇAS NA ESCOLA COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO LIXÃO. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1401. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1401

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO