A FOTOGRAFIA E SEU POTENCIAL ARTÍSTICO

UM SABER ESCOLAR

Autores

  • Thalita Emanuelle de Souza Secretaria do Estado do Paraná -,SEED, Curitiba, PR/Brasil
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC, Florianopolis, SC/ Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1345

Palavras-chave:

Fotografia, Pedagogia Histórico-crítica, Escola, arte

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo entender a condição do olhar fotográfico atual e como ele se relaciona com o ambiente que nos cerca e cerceia a sociedade e por consequência a escola, de forma crítica e estética fundamentada na pedagogia histórico-crítica. A principal questão deste texto é: como o ensino de artes visuais, por meio da fotografia, pode ampliar a visão estética dos estudantes e do ser social, a partir do seu entorno? Para respondê-la, fundamentei-me na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Emanuelle de Souza, Secretaria do Estado do Paraná -,SEED, Curitiba, PR/Brasil

Secretaria do Estado do Paraná - SEED-PR, Paraná/Brasil. Professora de Arte do quadro próprio do magistério do estado do Paraná desde 2009. Graduada em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR. Pós-graduada na área de Artes Visuais. Mestra em Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com mestrado profissional em arte – PROF-Artes. Doutoranda em Artes Visuais (PPGAV-UDESC). Participa do corpo editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão (Qualis A2 em Artes e B1 no Ensino) desde 2019. Integrante ativa do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Formação nos Processos Políticos e Contemporâneos (UDESC). Faz parte do Clube de Fotografia Sopro Coletivo (UDESC).Tem especial interesse em estudo e pesquisa na área de Arte e ensino, defendendo uma escola pública de qualidade.

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC, Florianopolis, SC/ Brasil

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na linha de mídia e conhecimento. Em 2010, realizou Estágio de Pós-doutorado na Universidad de Sevilla/Espanha, desenvolvendo pesquisa junto à Escola da Organización Nacional de Ciegos Espanhóis. Em 2011, desenvolveu Estágio de Pós Doutoramento na Universidad Nacional Del Arte - IUNA em Buenos Aires, Argentina. Realizou pesquisa junto ao setor educativo do MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. É professora titular do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando como docente no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais da UDESC, com linha de investigação em Ensino de Arte. Sua expertise abrange a área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, com foco em temas como formação de professores, ensino de artes, educação inclusiva e a distância. Além disso, é Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE da UDESC. Maria Cristina é autora do livro "A Formação de Professores de Arte: diversidade e complexidade pedagógica" e desenvolve programas de extensão junto ao NUPEART, oferecendo assessoria para professores da rede pública de ensino. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - UDESC de 2011 a 2014, além de liderar o Projeto bilateral intitulado "Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG)".

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2019.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. 3. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2014.

KOSSOY, Boris. Série Cartões Antipostais. 1972. Disponível em: http://boriskossoy.com/projeto/cartoes-antipostais. Acesso em: 30 out. 2019.

KOSSOY, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.

KRACAUER, Siegfried. A fotografia. Tradução de Nélio Conceição. 2016. [Publicado originalmente no jornal Frankfurter Zeitung de 28 out. 1927]. Disponível em: academia.edu/37700389/Siegfried_Kracauer_A_fotografia_trad._N%C3%A9lio_Concei%C3%A7%C3%A3o_. Acesso em: 30 out. 2019.

MARX, Karl. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. Tradução de José Paulo Netto e Miguel Makoto Cavalcanti Yoshida. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MORSS, Susan Buck. Estética e anestética: o ensaio sobre a obra de arte de Walter Benjamin reconsiderado. Revista Literatura, Florianópolis, n. 33, p. 11-41, ago./dez. 1996.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 20. ed. Campinas: Autores Associados, 1988.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. As ideias estéticas de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. As idéias estéticas de Marx. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro, 1978.

Downloads

Publicado

19.06.2024

Como Citar

de Souza, T. E., & Fonseca da Silva, M. C. da R. (2024). A FOTOGRAFIA E SEU POTENCIAL ARTÍSTICO: UM SABER ESCOLAR. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1345. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1345