CONJUNTO FARROUPILHA

ANÁLISE HISTÓRICA E INVESTIGAÇÃO DE SUAS INFLUÊNCIAS PARA A MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Diego Herencio Fundação Municipal de Artes de Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1241

Palavras-chave:

Conjunto Farroupilha. Música Folclórica. Música Gaúcha. Tradições Gaúchas. Educação Musical.

Resumo

O artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre a influência do Conjunto Far-roupilha, um grupo musical criado no ano de 1948, na Rádio Farroupilha em Porto Alegre – RS, que permaneceu ativo no mercado por mais de 40 anos e teve grande importância para a música do estado do Rio Grande do Sul. A investigação se deu através de entrevistas não estruturadas com o maestro Tasso Bangel e a coleta de documentos. A partir desta pesquisa, foi possível inves-tigar a motivação para a criação do grupo, conhecer um pouco mais sobre sua história, através de fotos, documentos e relatos do maestro, bem como entender as questões que levaram ao término do grupo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Herencio, Fundação Municipal de Artes de Montenegro

Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Mestre em Educação, na mesma instituição. Na cidade de Taquari – RS é Professor de Música na Escola Mérito, professor de música no Lar São José e Maestro da orquestra Jovem do Projeto FORMARE na empresa DURATEX. Músico profissional com uma consolidada carreira ao lado de artistas como Wilson Paim, Pirisca Greco, Teixeirinha Filho, Ricardo Porto e Toninho Horta, além de grupo como Fênix, The Trio e Porto Jazz dentre outros. Arranjador e produtor musical. Hoje tem o foco principalmente voltado para educação musical. Atualmente é professor de contrabaixo.

Referências

COUTINHO, Clara Pereira, et al. Estudo de caso. Portugal: Universidade do Minho, 2008.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB /UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LUVIZOTTO, Caroline Kraus. As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

OURIQUE, Alexandre. Danças tradicionais / Alexandre Ourique, Beloni Bastos da Silva, Francisco de Mattos, Jeferson Camilo, Moacir Gomes dos Santos, Marco Aurelio Machado Ávila, Rinaldo Souto Oliveira e Toni Sidi Pereira. 3.ed. rev. e ampl. Porto Alegre: fundação Cultural Gaúcha - MTG, 2010.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa Científica. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa Pedagogia Médica. Rev SOCERJ. 2007;20(5):383-386 setembro/outubro.

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Vivências e concepções de folclore e música folclórica: um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

Downloads

Publicado

07.06.2023

Como Citar

Herencio, D. (2023). CONJUNTO FARROUPILHA: ANÁLISE HISTÓRICA E INVESTIGAÇÃO DE SUAS INFLUÊNCIAS PARA A MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1241