IDENTIDADE POÉTICA

Autores

  • Josemir Valverde

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1238

Palavras-chave:

Identidade poética; Composição musical.

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a formação da identidade poética de um artista e a possível relação que esse desenvolvimento identitário tem com seus posicionamentos filosóficos, referências musicais, experiências culturais vivenciadas, constância nas ideias musicais e nos procedimentos composicionais, assim como com o grau de reincidência em que suas soluções composicionais ocorrem, durante uma trajetória artística. Tais reflexões fazem parte da tese de doutorado “A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças”, defendida na UFRGS no início de 2015 (VALVERDE, 2015). Neste trabalho, entende-se por poética aquilo que inspira, cria, produz; aquilo que é inventivo e possui uma intenção expressiva. Refiro-me à identidade poética, a um conjunto de conteúdos e de expressões de um compositor, podendo estar ou não vinculados à sua ideologia ou a suas crenças, as quais reincidem durante sua trajetória, ou em parte dela, a ponto de tornarem sua arte identificável.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemir Valverde

 

Doutor e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atuou como professor de história da música no Instituto de Teologia da Faculdade Social da Bahia (2003-2005), professor de violoncelo e regente no Instituto Sonarte – RS (2012-2015). Foi também professor do Instituto Superior de Educação Ivoti (2013-2014), onde ministrou as disciplinas Linguagem e Estruturação Musical III e IV, Educação Musical em Espaços não Escolares, Percussão e Seminário de Aprofundamento I e II. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical e arranjo, instrumentação e orquestração, linguagem e estruturação musical, análise musical e música do século XX, história da música, metodologia cientifica. Atualmente é professor de violoncelo da Fundação Municipal de Artes (FUNDARTE Montenegro-RS)

Referências

CUNHA, Antônio Carlos Borges. O Ensino da Composição Musical na Era do Ecletismo. XII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Salvador 1999.

DIEHL, Astor Antônio. Cultura Historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru: EDUSC, 2002.

IVASHKIN, Alixander. A Schnittke Reader. Bloomington: Indiana University Press. 2002.

LIMA, Celly de Brito. Identidades afrodescendentes: acesso a democratização da informação na cibercultura. 2009. 115 f. Dissertação (mestrado em Ciências da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.

MEYER, Leonard B. Style and music: Theory, history, and ideology. Chicago: University of Chicago Press, 1989.

MUNANGA, Kabengele. Identidade, Cidadania e Democracia: algumas reflexões sobre os discursos anti-racistas no Brasil: In: SPINK, Mary Jane Paris (org.) A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994, p. 177-187.

OLIVEIRA, Jamary. A respeito do compor: questões e desafios. Salvador: ART: revista da escola de música da UFBA, n° 19, PP. 59 – 63. 1992.

PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. Tradução: Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 5(1-2): 31-52, 1993 (editado em nov. 1994).

TRAGTENBERG, Lívio (org.). O ofício do compositor de hoje. São Paulo: Perspectiva, 2012.

VALVERDE, Josemir. A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças. Tese (Doutorado em música) – Faculdade de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

Downloads

Publicado

07.06.2023

Como Citar

Valverde, J. (2023). IDENTIDADE POÉTICA. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1238