PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE
A/R/TOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1097Palabras clave:
PEBA, A/r/tografia, Arte/EducaçãoResumen
Este artigo tem como tema a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) com foco na a/r/tografia como um método para pesquisas em arte/educação. O objetivo é discutir sobre essa metodologia, que traz à baila os processos e as questões educacionais que evidenciam e respeitam as subjetividades e a experiência. O estudo é de caráter qualitativo e de abordagem bibliográfica, com aporte teórico em Autora (2016), Autora (2019), Irwin (2013), Irwin e Springgay (2013). Como resultado, sinaliza-se que essa metodologia está aberta a novas proposições que possam surgir durante o percurso, pois ela valoriza não apenas os resultados do estudo, mas também os questionamentos que surgem no decorrer do caminho.
Citas
CARVALHO, C.; IMMIANOVSKY, C. PEBA: a arte e a pesquisa em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 221-236, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729 DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729
DIAS, B. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 21-26.
AUTORA (2019).
HEIDEGGER, M. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2003.
HERNÁNDEZ, F. H. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 39-62.
IRWIN, R. L. A/r/tografia. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 27-35.
IRWIN, R. L.; SPRINGGAY, S. A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 137-153.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MAÇANEIRO, S. M. De como cadeiras se movem: Escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança. 2013. 111 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
OLIVEIRA, M. O. de; CHARREU, L. A. Contribuições da perspectiva metodológica “investigação baseada nas artes” e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 365-382, jan./mar. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698140547 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698140547
SINNER, A. et al. Analisando as práticas dos novos acadêmicos: teses que usam metodologias de pesquisas em educação baseadas em arte. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 99-124.
AUTORA (2016).
AUTORA; AUTORA (2019).
URIARTE, M. Z; NEITZEL, A. de A. A pesquisa de intervenção cartográfica em Arte Educação. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 21, n. 3, p. 387-394, set./dez. 2017. DOI: 10.4013/edu.2017.213.12 DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.12
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Dra. Adair de Aguiar Neitzel, Dra. Isleide Steil, Doutoranda Letícia Francez
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.