n. 22 (11): Docência, Experimentações e Pesquisa em Artes

					Visualizar n. 22 (11): Docência, Experimentações e Pesquisa em Artes

Editorial

Temos o prazer de oferecer aos nossos leitores desta 22ª edição da Revista da FUNDARTE, nove artigos que apoiados na temática Docência, experimentações e pesquisa em arte, apresentam ideias que contribuem substancialmente para o debate e ampliação das nossas reflexões. A seguir uma pequena introdução aos artigos, sugerindo a você uma leitura atenta.

O primeiro artigo é de Federico Gariglio, Director titular del Ensamble Hilarión (Buenos Aires – Argentina) a quem enviamos uma especial saudação. Federico nos brinda com o artigo El primer unísono no qual propõe uma série de leituras e releituras sobre aspectos marcantes da música de Giacinto Scelsi, compositor italiano contemporâneo que resultam de uma abordagem múltipla e instigante baseada em três eixos: a análise estrutural, os escritos sobre Scelsi e a interação entre estes pontos.

Aline Nunes da Rosa relata suas preocupações docentes na área da formação de professores de artes visuais imbricadas com sua pesquisa de mestrado realizado na Universidade Federal de Santa Maria. O artigo Notas sobre um professor bricoleur: inventando possíveis para pensar a formação inicial em artes visuais, faz referências a bricolagem e ao processo de constitui-se como professor, valendo-se do filme Albergue Espanhol e de teóricos como Deleuze, Guatarri, Kincheloe e Rolnik.

O artigo Respeitando as especificidades infantis a partir de práticas pedagógicas que valorizem o ser criança, o brincar, o musicalizar, enfatiza a necessidade de pautar a educação infantil em propostas pedagógicas intencionais e sistemáticas, distantes do espontaneísmo. As autoras Ana Claudia Paula do Carmo e Rosangela Duarte da Universidade Federal de Roraima, defendem, apoiadas em vários teóricos, entre os quais Piaget, Vigotski e Beyer, a importância das atividades lúdicas, especialmente do cantar.

O processo experimentado no campo da cerâmica por professor e alunos do CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina é o tema do artigo Cerâmica, corpo e convivência, reconstruindo a paisagem de autoria de Betânia Silveira e Daisy Mary da Silva Proença, que relatam trabalho vivenciado e as relações construídas entre corpo, barro e espaço. Augé, Greiner e Merleau-Ponty entre outros, oferecem aportes teóricos para a reflexão desta poética de arte relacional.

O artigo de Carine Betker, professora da Rede Municipal de Porto Alegre/RS analisa propostas de ensino da arte sob o título Arte contemporânea: pesquisando seu ensino. A autora busca em publicações recentes dos anais da ANPAP e ANPED, dos anos de 2009 e 2010, como esta temática tem sido abordada em sala de aula, apontando possíveis diferenças e/ou relações entre o ensino da arte na contemporaneidade e o ensino da arte contemporânea, trazendo concepções e estudos de Archer, Barbosa e Pillar entre outros.

Maria Cecília de Araujo Rodrigues Torres, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música do IPA/RS em seu artigo Contribuição dos cursos de Licenciatura em Música para a formação de pesquisadores: algumas idéias, discorre sobre tópicos de pesquisa em Cursos de Licenciatura em Música, propostas com a Extensão, disciplinas que proporcionam a implementação de projetos de Pesquisa e a articulação destes comProgramas de Pós-Graduação da área. Seus estudos estão apoiados em ampla base teórica.

As práticas de estágio são o objeto de investigação de Maristani Polidori Zamperetti e Mirela Ribeiro Meira, ambas professoras da Universidade Federal de Pelotas, que nos apresentam no artigo Tempos de movimento: relatos de alunos da licenciatura em Artes Visuais sobre a experiência docente em estágio, as reflexões tecidas a partir do olhar dos alunos e alunas sobre a complexidade das experiências vividas. Arroyo, Assmann e Hernández, são alguns teóricos que auxiliam as autoras a refletir sobre os desafios e dicotomias da teoria e prática.

O artigo A afetividade nas relações escolares: o reconhecimento do aluno e do professor como seres sociais, procura mostrar a importância da afetividade no contexto escolar. A autora Patrícia Gusmão Maciel professora da Rede de Ensino em Alvorada/RS, parte de questionamentos sobre o tema e busca em conceitos de luta por reconhecimento de Honneth e discussões teóricas de Meira e Pillotto sobre o desenvolvimento da sensibilidade intersubjetiva e artística, os subsídios para sustentar seus argumentos.

O artigo que fecha esta Revista, A dança e a reabilitação neurológica de autoria de Silvia Susana Wolff da UFPel, Julia Ziviani Vitiello da UNICAMP, Aline Nogueira Hass e Clézio José dos Santos Gonçalves ambos da URFGS, apresenta resultados de uma pesquisa sobre a utilização da dança como método de reabilitação complementar para pacientes de AVC. Com base no pensamento somático, são apontadas estratégias e atividades na área da dança que possibilitam a inclusão de pessoas com necessidades especiais, otimizando aprendizados.

Agradeço imensamente aos autores dos artigos aqui apresentados e envio uma saudação muito especial àqueles que passam a colaborar com a Revista da FUNDARTE, qualificando nossa rede de apoio. Tenho o prazer de receber em nossa revista:

- para fazer parte da Comissão Editorial:

Profª Dra. Ana Mae Barbosa decana do ensino da arte no Brasil e conhecida internacionalmente;
Prof. Federico Gariglio, titular do Ensamble Hilarión (Buenos Aires – Argentina).
Profª Dra. Sayonara Sousa Pereira, bailarina e coreógrafa, professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo - ECA/USP, com Pós-doutorado na UNICAMP e Alemanha na área da dança.
- para fazer parte do Conselho Consultivo:
Profª Dra. Andrea Hoftaetter, artista plástica e professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS;
Profª. Dra. Eduarda Duda Gonçalves, artista plástica e professora do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas/RS – UFPel;
Profª Dra. Marila Annibelli Vellozo, coreógrafa e bailarina, professora do Departamento de Dança da Faculdade de Artes do Paraná;

A Revista se completa com um breve resumo das atividades da Orquestra de Câmara FUNDARTE que em 2011 festejou 15 anos e com um texto do autor da capa desta 22ª Edição, Fabiano Gummo.

Desejo uma boa leitura e que as provocações oferecidas pelos autores, nos deixem pedagogicamente inquietos e com desejo de saber mais.

Maria Isabel Petry Kehrwald
Coordenadora da Revista

Publicado: 01.12.2011

Edição completa