n. 24 (12): Perspectivas de Ensino em Artes
Editorial
NEsta 24ª edição da Revista da FUNDARTE, oferecemos aos nossos leitores nove artigos, centrados nas áreas das artes visuais, dança, música e mídia televisiva. Eles estão perpassados por enfoques educativos, teóricos e artísticos e são ancorados no tema "Perspectivas de ensino em artes". As abordagens dos autores contemplam diferentes pontos de vista, ora apresentando processos artísticos, ora refletindo sobre a sala de aula e a docência. É um panorama diversificado, com propostas que enriquecem as discussões e instigam a reflexão.
O primeiro artigo, denominado "Arte, ensino, iniciação científica: uma relação possível e exitosa", relata pesquisa realizada pelas professoras Rosangela Duarte e Elena Campo Fioretti, da Universidade Federal de Roraima, com o objetivo de produzir um CD-Rom sobre os principais artistas plásticos de Boa Vista/RR. O projeto mereceu destaque pelo tema, pelo desempenho dos alunos e pelos resultados obtidos. Barbosa, Delors, Langer e Pillar, entre outros, contribuem para as reflexões das autoras.
As preocupações de Daniela Linck Diefenthäler em relação à educação infantil estão expressas no artigo "Para pensar o Ensino de Arte das infâncias contemporâneas: algumas provocações". Daniela apoia-se em autores como Barbosa, Hernández, Larossa, Loponte, para instigar-nos a refletir sobre livros didáticos, revistas pedagógicas, práticas docentes e imagens estereotipadas que são utilizadas no espaço escolar.
Centrado nas artes visuais, o trabalho realizado com adolescentes entre 10 e 13 anos, em uma oficina pedagógica, é relatado no texto "Singularização de identidades e construção de subjetividades através de proposições em artes visuais". As autoras, Mariana Binato de Souza e Viviane Diehl, abordam conceitos de singularidade e cultura visual e buscam, principalmente, em Hernández, os aportes teóricos da pesquisa.
O objeto de investigação de Fernanda Taddel é o ensino de arte contemporânea (ou a sua ausência) na educação, nos níveis fundamental e médio. O artigo "Arte contemporânea na escola: relato de um estudo de caso" apresenta conceitos, reporta-se aos PCN's e discorre sobre dados coletados à luz de teóricos como Archet, Millet e Barbosa.
Resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo na área da dança são relatados por Vanessa Sandres Curi Pérez, Aline Nogueira Haas, Ângela Cristina Bugs Gonçalves e Isadora de Souza Maia Lima no artigo "Formação de professoras de dança do ventre". As autoras abordam conceitos e práticas de ensino de dança e formação profissional e apoiam suas reflexões em vários estudiosos do tema, como Marques, Ostetto e Strazzacappa.
"Educação musical, paradigmas de pesquisa e possibilidades de investigações" é a temática apresentada por Cristina Rolim Wolffenbüttel. O texto traz ao debte características que fundamentam pesquisas qualitativas e quantitativas e também exemplifica investigações que recorrem à combinação das duas abordagens. A autora se vale de extensa bibliografia para elaborar suas análises, o que contribui para expandir a reflexão dos leitores.
Helena Dóris Sala e Ana Lúcia Louro relatam experiência vivenciada na área da música no âmbito universitário. O artigo "Recitais didáticos: das memórias musicais e sonoridades midiáticas à ampliação da escuta musical" explicita práticas centradas na teoria do cotidiano, narrativas de si, resgate de memórias musicais e rearranjo para questionar metodologias, construir a autonomia do aluno, ao mesmo tempo em que promove a formação de plateia. Penna, Torres e Souza embasam o projeto.
Dar acesso às diferentes linguagens artísticas através de um programa de televisão é o objetivo do projeto Por Dentro da Arte, criado em 2008 pela FUNDARTE e executado pela TV Cultura de Montenegro, com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Cristina Bertoni dos Santos, Júlia Maria Hummes e Priscila Mathias Rosa, relatam esta experiência no artigo "Práticas pedagógicas na mídia televisiva: Por Dentro da Arte" e refletem sobre a importância da TV na formação de identidade regional e de senso crítico.
O último artigo, "Professoras artistas: reflexões sobre o fazer artístico e a prática docente" de Patriciane Theresina Born, expõe um recorte de pesquisa realizada em sua dissertação de mestrado, recentemente concluído. A autora recorre à docência no Curso de Graduação em Artes Visuais: Licenciatura, do convênio UERGS/FUNDARTE, às integrantes do Ponto de Fuga - Coletivo em Arte e aos conceitos de docência, professora artista, genialidade artística e práticas coletivas para construir suas reflexões. Estudiosos como Almeida, Corazza, Deleuze, Loponte e Strazzacappa subsidiam a composição da trama teórica e das argumentações da jovem mestra.
Agradeço imensamente aos que enviaram seus artigos para esta 24ª Revista da FUNDARTE. A partir do número 25, acompanhando a atual tendência editorial, a Revista será editada apenas por meio eletrônico, mantendo a mesma periodicidade e esforço para se consolidar como publicação de referência nas Artes, como foi enquanto circulou em papel. A etapa que agora se encerra - o periódico foi impresso por 12 anos - representou um grande esforço de uma instituição pequena como a FUNDARTE, que não faz parte do sistema universitário, embora dialogue com a academia. Nesse período, tivemos a satisfação de alcançar o nível B na avaliação Qualis/Capes.
Durante esses anos, tentamos contribuir para as áreas de arte e educação, oportunizando espaço para expor ideias, fomentar a leitura e a escrita, divulgar pesquisas e produções de diferentes matizes e contextos. O espaço continua, a partir de agora em outro formato.
Os editais e chamadas de artigos serão divulgados normalmente na página da FUNDARTE: www.fundarte.rs.gov.br, a partir de janeiro de 2013.
Na condição de editora da Revista, quero ainda agradecer de uma forma muito especial à Comissão Editorial, ao Conselho Consultivo e aos pareceristas, pela generosa colaboração que duram durante os anos em que os números publicados estiveram sob minha responsabilidade. Esse agradecimento se estende à competente equipe que trabalhou para manter a Revista impressa até este momento.
Após 31 anos de atuação na FUNDARTE, me aposentarei e deixarei a coordenação da Revista. É hora, portanto, de dizer obrigada a todos, mais uma vez, e de desejar sucesso para quem abraçar esta função.
Maria Isabel Petry Kehrwald
Coordenadora da Revista