n. 08 (4): Artes Cênicas: Historiografia e Performance

					Visualizar n. 08 (4): Artes Cênicas: Historiografia e Performance

Editorial

O número 8 da REVISTA DA FUNDARTE abre com uma colaboração muito especial: Stanislavskij e o "teatro laboratório". Esse trabalho foi especialmente escrito pelo professor Franco Ruffini, da Universidade de Roma III, para iniciar a discussão dos dois conjuntos de textos sobre artes cênicas que apresentamos aos nossos leitores. O trabalho do professor Ruffini, traduzido por mim, é inédito e só posteriormente será publicado em italiano na Revista Teatro & Storia, de Roma. Esse artigo aborda o conceito de teatro laboratório, tanto em sua origem no trabalho de Stanislavski, quanto em alguns de seus desdobramentos, sucedidos durante o século XX.

O segundo texto que apresentamos neste número é Aproximando conceitos e contextos: a pré-expressividade e a energia no Sistema Laban/Bartenieff e suas aplicações na formação corporal intercultural, das professoras Ciane Fernandes e Gabriela Pérez Cubas. Nesse trabalho, elas discutem a compreensão da aprendizagem e a transformação intercultural do Bharatanatyam, a partir de conceitos fundamentais da Antropologia Teatral e do sistema Laban/Bartenieff.

No rumo da historiografia teatral, seguem-se dois outros trabalhos. Temas e encenações da resistência democrática: na ribalta a participação de Fernando Peixoto, da professora Rosangela Patriota, no qual são apresentados aspectos da trajetória teatral de Fernando Peixoto durante a ditadura militar. E A Falecida, de Nelson Rodrigues: uma guinada do mito para o real, do professor Luiz Arthur Nunes, que analisa a peça A Falecida, levantando os aspectos naturalistas do texto, na perspectiva da ruptura com a fase mítica anterior do dramaturgo.

O quinto trabalho deste número é Rituais de iniciação, da professora Maria Lúcia de Souza Barros Pupo. Nele, Malu Pupo levanta aspectos relevantes da formação teatral do pesquisador, em nível de graduação, circunscrevendo a prática teatral como terreno de pesquisa.

A seguir, apresentamos três trabalhos de nossos professores. O artigo da professora Celina Nunes de Alcântara, Sob o signo do real: uma relexão sobre o trabalho do ator na contemporaneidade, aborda conceitos como realidade, verdade, ficção, fantasia, na perspectiva do campo midiático como cenário para discursos específicos sobre o ator. O cotidiano na criação em dança: explicitações ainda necessárias, do professor Airton Tomazzoni, reflete sobre o cotidiano na dança, e propõe o termo neo-cotidiano, como instrumento para pensar a prática em dança. E, por fim, a professora Flavia Pilla do Valle, encerra nossa edição, com seu texto Respiração na dança, investigando a dinâmica repiratório, na perspectiva da Labanálise e sua relação com a arte do movimento.

Como se vê, o número 8 transita por aspectos historiográficos das artes cênicas (artigos 1, 3 e 4); pela análise da performance do ator/bailarino, em estudos adjacentes e complementares (artigos 2 e 5); além de, como é de praxe, dar lugar à colaboração dos professores da casa (artigos 6, 7 e 8).

Esperamos que este número sobre Artes Cênicas possa colaborar com os colegas da área, bem como aguçar a curiosidade dos demais. Boa leitura.

Gilberto Icle
Editor

Publicado: 01.12.2004

Edição completa