n. 17 (9): Artes: Poéticas e Ensino
Editorial
A Revista da FUNDARTE recebeu, por conta de sua última chamada para submissão de artigos, uma quantidade de textos suficiente para editar três revistas como esta de número 17, cujo título é ARTES: POÉTICAS E ENSINO. A cada edital lançado, vem aumentando o número de artigos enviados por colaboradores de praticamente todo o Brasil, o que nos deixa orgulhosos e agradecidos pela repercussão que a Revista está tendo. Em vista disso, com o material recebido, decidimos editar mais dois números além deste. Aos nossos colaboradores, cujos textos foram aprovados e que não estão publicados aqui pedimos, portanto, que aguardem nossas próximas edições.
O primeiro artigo da presente edição intitula-se “Projetos de extensão universitária em artes na UERGS”. É de autoria de Júlia Maria Hummes, Eduarda Duda Gonçalves, Andrea Hofstaetter e Maria Isabel Petry Kehrwald. Aborda, como o próprio título indica, os cursos de extensão nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro, proporcionados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS em convênio com a Fundação Municipal de Artes de Montenegro/FUNDARTE, enfocando, principalmente, o projeto Rede de Mediadores, vinculado à Galeria de Arte Loide Schwambach da FUNDARTE.
Continuando a edição, temos o artigo “Frutos da contestação: as novas categorias artísticas na modernidade”, de Lucia Bertazzo, que apresenta um pequeno histórico das várias formas de expressão artísticas existentes e surgidas no século XX. O artigo aborda desde as tradicionais categorias, como a pintura e a escultura, até as novas formas, como as da Arte Conceitual e dos novos meios tecnológicos.
O próximo artigo intitula-se “Ensino de Artes Visuais para as infâncias contemporâneas: algumas problematizações”, de Daniela Linck Diefenthäler. A autora faz uma reflexão sobre as produções expressivas infantis, realizadas em aulas de Artes Visuais, e sobre o desenvolvimento do ensino dessa área para as infâncias contemporâneas.
“Olhares de alunos de um curso de licenciatura em Música: entre métodos e manuais para ensino de instrumentos”, de Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, que vem a seguir, apresenta a análise de um conjunto de métodos e manuais para o ensino de instrumentos musicais, relacionados às práticas desenvolvidas em aulas e cursos de diferentes instrumentos.
Passando para a área das artes cênicas, vem o texto “Entre vilões e mocinhas: em busca de uma pedagogia do teatro melodramático”, de Luciana Hartmann e Paula Fernanda Ludwig. O artigo resulta de reflexões realizadas com a pesquisa “Como se cria um vilão? Um estudo teórico-prático sobre a construção dos personagens-tipo do Melodrama”, iniciada em 2006, na Universidade Federal de Santa Maria.
Na sequência, Gilberto Icle, Rossana Perdomini Della Costa e Sílvia da Silva Lopes, com o artigo “Jogo, ludicidade e presença na Pedagogia do Teatro e da Dança”, discutem as relações entre os três elementos mencionados no título e “as contribuições da Antropologia Teatral para pensar as relações com a presença”, tomando “exemplos de utilização de jogos e as formas como eles se desdobram em estados lúdicos do corpo no ensino de teatro e no ensino de dança”.
Com o texto “A disciplina da técnica e a contraconduta da criação”, Flavia Pilla do Valle, por sua vez, trata a técnica de dança como uma construção cultural, diferente da técnica corporal, discutida desde Mauss, que pode ser vista como uma habilidade dos seres humanos.
Encerrando a edição, temos o artigo “Balé e história: uma análise da construção historiográfica no Brasil”, de Rousejanny da Silva Ferreira, que, analisa a construção historiográfica do balé no Brasil e propõe repensar sua abordagem de modo que vá além de uma visão linear e cronológica.
Por fim, agradecendo aos colaboradores desta edição e aos que enviaram seus artigos à Revista da FUNDARTE, desejo a todos boas leituras.
Marco de Araujo
Editor