n. 06 (3): Artes Visuais: Poéticas Pesquisa Ensino

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Editorial

Devido à grande quantidade de artigos recolhidos referentes às Artes Visuais, a edição número 6 da REVISTA DA FUNDARTE é didicada exclusivamente a esta área artística, da mesma forma que a edição anterior foi dedicada à área da Música. Entretanto, apesar de contemplar apenas uma área artística, trata-se de uma revista com temas bastante variados e diversificados. Os artigos publicados abordam diferentes aspectos das Artes Visuais, tais como, as relações entre literatura e artes visuais e a interpretação da obra, processos de instauração da obra artística, questões a respeito de materiais e técnicas, a prática artística e a pesquisa em artes, o ensino das artes, as operações em poéticas visuais na universidade, diretrizes curriculares, estudo do espaço na pintura e reflexões a respeito da fotografia.

Abrindo esta edição, temos o artigo de Marco Giannotti intitulado Ut pictura pólesis? que trata das relações entre as Artes Visuais e a Literatura, enfocando aspectos da crítica e da interpretação da obra de arte.

Andrea Hofstaetter, em seu artigo Objetos estranhamente familiares, propõe um olhar sobre os processos de instauração da obra de arte relacionados com as intenções no estabelecimento de uma relação de transferência com o espectador, a partir da análise da obra de Felix Breesan. Andrea utiliza, para tanto, referenciais da psicanálise.

Polímeros sintéticos na arte: origem, conceitos e algumas aplicações é o texto de Lucimar Ines Predebon que faz uma análise do polímeros sintéticos desde suas origens e história até sua vasta aplicação no campo das Artes Visuais.

No texto chamado Da prática artística e da pesquisa teórica do professor às operações em Poéticas Visuais na Universidade, a partir da minha experiência pessoal, proponho uma reflexão de como a prática artística do professor artista e suas atividades de pesquisa e produção teórica podem auxiliar no ensino da arte e nas operações em poéticas visuais na universidade.

Abordando tema semelhante, José Luiz de Pellegrin, no artigo Pesquisa em Arte na Universidade: algumas questões sobre a experiência na orientação, relata o surgimento, desenvolvimento e os resultados na orientação dos alunos da pesquisa em arte no Curso de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas, onde é professor e pesquisador.

O artigo Diretrizes curriculares: ressignificando o conceito de controle, de Umbelina Maria Duarte Barreto, trata das transformações da matriz curricular dos cursos de formação em Artes Visuais a partir da mudança de paradigma do conhecimento.

A pintura como experiência: do corpo operante do pintor ao corpo operante do espectador trata-se de uma reflexão de Marilice Corona, elaborada a partir de sua prática pictórica sobre a convencionalidade dos sistemas de representação e a sensação de espaço na pintura.

Por último, o texto A memória em esquecimento: sobre o ocaso da fotografia e suas imersões na arte recente, de Francisca Ferreira Michelon, que se trata de uma reflexão a respeito da diminuição na utilização do processo fotográfico de natureza fotoquímica diante da emergência do processo digital.

A presente edição, portanto, aborda diferentes conceitos, diferentes concepções teóricas e diversos aspectos da área de Artes Visuais, fazendo com que a Revista, embora dedicada a uma área artística, contemple um amplo e diversificado debate.

Desejo a todos que a leitura lhes seja tão grata quanto foi, para mim, elaborar este editorial.

Marco de Araujo
Pela comissão editorial

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