INCISIVAS
A INTERVENÇÃO URBANA COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA E DENÚNCIA EM UMA GENEALOGIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1699Palavras-chave:
Arte contemporânea; Intervenção urbana; Feminicídio.Resumo
Este artigo investiga a série de intervenções urbanas Incisivas como prática artística e política que ressignifica memórias femininas e denuncia o feminicídio. Com base na genealogia foucaultiana e no conceito de lugar de memória de Pierre Nora, analisa-se como a arte urbana tensiona a visibilidade da violência de gênero. A pesquisa explora a apropriação de imagens e objetos cotidianos no lambe-lambe como estratégia de resistência, transformando o espaço urbano em um arquivo de memória crítica.
Downloads
Referências
ARQUIVO de Pesquisa. Coletânea de imagens referentes da pesquisa poética dos autores. 2024.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, vol. II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2001.
NORA, Pierre. Les Lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1984.
NORA, Pierre. Les lieux de mémoire, ou comment ils m’ont échappé. In: NORA, Pierre. Présent, nation, mémoire. Paris: Gallimard, 2011.
VOGLER, Alexandre. Atrocidades Maravilhosas. 1 Vídeo. 19min08s. In: Youtube. Vogler. Disponível em: http://www.alexandrevogler.com.br/projeto/atrocidades-maravilhosas/. Acesso em: 28 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Stéfani Trindade Agostini, Altamir Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
