POR ISSO, CUIDADO MEU BEM, HÁ ESCRITAS NA ESQUINA:
A TEATRALIDADE CAMINHANTE E O PERCURSO DO CORPO CRIATIVO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1697Palavras-chave:
teatralidade; escritas; corpo.Resumo
O presente artigo investiga a teatralidade caminhante que se manifesta no cotidiano, revelando-se espontaneamente em um corpo em ação, na fronteira das escritas urbanas impressas e espalhadas pela cidade. O objetivo é ampliar a percepção da cidade, tanto como pesquisadores quanto como habitantes, propondo novas formas de interação com os elementos urbanos encontrados nos trajetos percorridos. Para isso, adotamos uma metodologia experimental que considera as palavras como percurso próprio, por meio de uma combinatória criativa de frases que integram corpo e movimento. Trata-se, portanto, de uma experiência de observação com o entorno, abrindo-se à possibilidade de ressignificação das escritas urbanas em novos contextos.
Downloads
Referências
BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FERREIRA, Thais; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2017.
HYPOLITO, Bárbara. Escritas urbanas, corpo e cidade contemporânea: pelo enriquecimento da experiência urbana. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 2017. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/36. Acesso em: 22 jan. 2025.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Tradução de Fábio Creder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia de criação teatral. São Paulo: Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MACHADO, Marina Marcondes. Para as crianças de agora: uma perspectiva artístico-existencial. São Paulo: Perspectiva, 2023.
SILVA, Fernandes. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na escola pública. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2010.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2017.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Suzanne Rocha Guimarães, José Carlos De Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
