CAMINHOS EM RUÍNAS
TRANSFORMAÇÕES DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1675Palavras-chave:
caminhar; menires; Região Metropolitana de Florianópolis.Resumo
Este artigo relata uma prática teórica e poética fundamentada no caminhar na arte contemporânea. O objetivo é explorar a interseção entre memória cultural, preservação e ruínas de patrimônios industriais da Região Metropolitana de Florianópolis. O estudo compara a Trilha dos Naufragados, em Florianópolis, e a Trilha da Praia do Cedro, em Palhoça. Também se realiza uma aproximação poética entre menires pré-históricos e ruínas contemporâneas. As teorias de Francesco Careri e John Ruskin são utilizadas no intuito de analisar as transformações das paisagens naturais e culturais, considerando a preservação ou a ausência dela. O caminhar é visto como uma forma de resistência contemporânea, permitindo uma vivência das mudanças na paisagem e identidade cultural. Destaca-se, assim, a importância da memória coletiva histórica e a preservação do patrimônio industrial, não apenas em suas estruturas materiais, mas também em narrativas e saberes que carregam, bem como os desafios contemporâneos para sua conservação e reutilização.
Downloads
Referências
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. Trad. Frederico Bonaldo. São Paulo: G. Gili, 2013.
FLORIPA ARQUEOLÓGICA. Históricos. Disponível em: https://floripaarqueologica.com.br/sitios-arqueologicos-em-floripa/historicos/. Acesso em: 18 out. 2024.
GUIA FLORIPA. Trilha Naufragados. Disponível em: https://guiafloripa.com.br/turismo/trilhas-florianopolis/trilha-naufragados. Acesso em: 06 set. 2024.
LUZ, Leandra da. Engenho de farinha artesanal: como funciona e qual sua importância em Santa Catarina. Agro – Saúde e Cooperação, 28 jan. 2024. Disponível em: https://ndmais.com.br/agronegocios/engenho-de-farinha-artesanal-funciona/#:~:text=O%20historiador%20Rodrigo%20Rosa%2C%20da,na%20Ilha%20de%20Santa%20Catarina. Acesso em: 02 dez. 2024.
RUSKIN, John. A lâmpada da memória. Trad. Maria Lúcia Bressan Pinheiro. Cotia, SP: Ateliê, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Shayda Cazaubon Peres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
