ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES EM TEMPOS DE CRISE

RECORTES E OLHARES DE DUAS PROFESSORAS DE MÚSICA DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1673

Palavras-chave:

Acolhimento escolar. Momentos de crise.

Resumo

O artigo relata experiências envolvendo o acolhimento escolar em tempos de crise, com foco na atuação de duas professoras de Música em escolas particulares de xxxxx xxxxx (RS), no período das enchentes de 2024. Metodologicamente, as experiências narradas compõem um relato de experiência, fomentando as discussões sobre o impacto do acolhimento afetivo na reconstrução emocional e social em contexto escolar. Pautadas nesta vivência, destacamos que o acolhimento em tempos de crise requer empatia e presença, impulsionando a escola e a equipe pedagógica para que caminhem ao lado dos estudantes (re)significando a desordem, transformando adversidades em pontos de crescimento, reconstruindo memórias e fortalecendo vínculos.

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Biografia do Autor

Beatrís Schmidt Faraco Mengarda, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Graduada em Música Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2022, atua como professora especialista na educação infantil, anos iniciais, anos finais e ensino médio. Atualmente, cursa Mestrado em Educação na UFSM, com foco em Educação e Artes, desenvolvendo pesquisa sobre o ensino de música no método Montessori. Desde 2018, leciona musicalização infantil na Escola de Educação Infantil Bilíngue Eu Adoto Montessori e, desde 2021, no Centro de Educação Musical - Musiartes, onde ministra aulas para grupos de idades mistas e individuais de musicalização, iniciação instrumental (teclado e violão), e técnica vocal. Trabalha na rede privada de educação básica em Santa Maria e tem experiência na rede pública. Está cursando uma pós-graduação em Educação Musical na FAVENI e participa dos grupos de pesquisa FAPEM e Narramus. Foi coordenadora pedagógica do Musiartes (Camobi) em 2022 e trabalha no projeto UFSM em REDE, colaborando na produção de materiais didáticos de Educação Musical.

Thaynara Lima Lessing, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS/Brasil

Thaynara Lima Lessing é habilitada em nível técnico para atuar como professora unidocente nos níveis de Educação Infantil e Anos Iniciais. É graduada em Música-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalhou na rede privada de educação básica na cidade de Santa Maria, atuando com educação infantil e anos inicias como professora de Música. Atualmente, trabalha em escola privada de música ministrando aulas individuais e coletivas de musicalização, teclado, violão, ukulele, técnicas vocais e práticas instrumentais em grupo. Além disso, trabalha como professora conteudista no projeto UFSM em REDE com a Educação Básica, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, produzindo materiais didáticos voltados à área da Educação Musical. Além disso, é professora-formadora, ministrando oficinas de formação musical e pedagógico-musical para docentes. É Mestre em Educação (UFSM), pós-graduada em Musicoterapia (FAVENI), e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na UFSM, onde cursa Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa 4 (Educação e Artes).

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Publicado

06.10.2025

Como Citar

Schmidt Faraco Mengarda, B., & Lima Lessing, T. (2025). ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES EM TEMPOS DE CRISE: RECORTES E OLHARES DE DUAS PROFESSORAS DE MÚSICA DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1673. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1673

Edição

Seção

Relato de Experiência Dossiê Linguagens Urbanas