ABORDAGEM TRIANGULAR

CULTURA EM DIÁSPORA NOS PROJETOS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1649

Palavras-chave:

Abordagem triangular, Pedagogia Contra Colonial, Cultura em Diáspora

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a Abordagem Triangular na construção e execução de projeto educacional numa perspectiva de educação contra colonial a partir do contexto estético, pedagógico, histórico e de práxis. O referencial teórico contemplou discursões acerca de diáspora negra, cultura popular, movimento negro, contra hegemonia. Os procedimentos metodológicos aplicados constituíram-se de uma pesquisa-ação que possibilitou a formação de professores, observação de aula, questionários, entrevistas. Os dados obtidos indicam a importância da formação de professores para uma educação contra colonial ou antirracista; mostrou o interesse dos alunos em conhecer a sua própria história através da cultura em diáspora do seu território fazendo-os conhecer, contextualizar e praticar as manifestações culturais em diásporas. A partir dos resultados e discussões apresentadas considera-se a importância da Abordagem Triangular no processo de formação e execução da pedagogia de projetos para uma educação contra colonial.

 

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Biografia do Autor

Imara Queiroz Bispo, Universidade Federla da Bahia -UFBA, Salvador/BH, Brasil

Professora de Arte do Ensino Fundamental do Município de Cairu Bahia e Coordenadora Pedagógica do Município de Itacaré Bahia, atuante na educação antirracista. Doutoranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia -UFBA, Mestra em Ensino e Relações Étnicos Raciais pela  Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro - UNISA.

 

Referências

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Publicado

09.09.2025

Como Citar

Queiroz Bispo, I. (2025). ABORDAGEM TRIANGULAR: CULTURA EM DIÁSPORA NOS PROJETOS EDUCACIONAIS. Revista Da FUNDARTE, 65(65), e1649. https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1649