INTERFERÊNCIAS DO PROJETO NOVO ENSINO MÉDIO NA DOCÊNCIA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1644

Palavras-chave:

Ensino de Arte., Novo Ensino Médio, Formação de professores de arte

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar que implicações a configuração do Novo Ensino Médio trouxe para a oferta do ensino de Arte e quais as consequências dele sobre a formação do professor de Arte do Ceará. A coleta dos dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas concedidas por um coordenador e três professoras de Arte, e pesquisa documental em documentos normativos produzidos pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e Ministério da Educação. Dentre os achados, identifica-se que o projeto Novo Ensino Médio compromete os avanços da área de Arte na educação básica, promove uma precarização do trabalho do professor de Arte, e como consequência, do ensino e da formação inicial e continuada desse professor.

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Biografia do Autor

Mírian Soares Rocha, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza/CE, Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciêwncia e Tecnologia do Ceará - PPGARTES/IFCE. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Professora Efetiva de Arte da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Participante do Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História - IARTEH (Universidade Estadual do Ceará) e do Grupo de Estudos Crisálida Artducação em (trans)formação (Universidade Federal do Ceará). Possui interesse de pesquisa nas temáticas: formação de professores de Arte; ensino de Arte.

José Albio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza/CE, Brasil

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1991), licenciatura em Arte e Educação pelo Centro Universitário UniGrande Fortaleza (2013), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), com tese sobre História da Arte e da Cidade. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Porto em Portugal (2008/2009), com pesquisa sobre a formação do professor de História da Arte. Atua nas áreas de Educação, Artes e Arquitetura com experiência nas seguintes temáticas: ensino de arte; história da arte; história da arquitetura; arte e patrimônio; vídeo e arte digital.

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Publicado

09.09.2025

Como Citar

Soares Rocha, M., & Moreira de Sales, J. A. (2025). INTERFERÊNCIAS DO PROJETO NOVO ENSINO MÉDIO NA DOCÊNCIA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE. Revista Da FUNDARTE, 65(65), e1644. https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1644