ARTES, INFÂNCIAS E DEVANEIOS DA MEMÓRIA
FORMAÇÃO DOCENTE E MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1639Palavras-chave:
Arte; Educação Infantil; Formação inicial; Memórias da infância.Resumo
Este artigo aborda a formação docente inicial para as artes e as múltiplas linguagens na Educação Infantil, tendo como elemento disparador as memórias das infâncias. Aborda a educação da infância e as expressividades artísticas enquanto leitura do mundo a partir da experiência docente no curso Educação Infantil, Infâncias e Arte: devaneios da memória na Pedagogia. As reflexões buscam construir um espaço formativo, reconhecendo as crianças como construtoras de culturas infantis. A partir das propostas formativas Relato-fotografia; Museu de mim: objetos da infância e Desenhos e impressões dos traços das crianças, propõe-se um encontro memorial com a criança que fomos, com as crianças presentes em nosso cotidiano, ampliando as possibilidades de explorar as diversas linguagens. As reflexões destacam a necessidade de suprir a lacuna da formação docente rumo a uma proposta que contemple a imaginação e a criatividade, como dimensões de práxis emancipadora.
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