APRENDENDO A CRIAR COLABORATIVAMENTE EM REALIDADE VIRTUAL

Autores

  • Luís Antônio Licks Missel Machado Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT , Taquara/RS, Brasil
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil
  • Patrícia Fernanda da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil
  • Ismael de Lima Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul , Porto Alegre/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9729-2326
  • Aline Pons Alves Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1597

Palavras-chave:

Criação, Realidade Virtual, Teoria de Aprendizagem

Resumo

O artigo apresenta investigação que visou identificar estratégias eficazes para capacitar estudantes a atuarem na criação colaborativa de soluções educacionais em ambientes de realidade virtual (RV). A pesquisa foi realizada com um grupo de alunos com pouca ou nenhuma ambientação prévia com a criação de ambiente de Realidade Virtual. Os estudantes foram estimulados a utilizar de forma criativa as possibilidades oferecidas pela ferramenta Cospaces edu para construir colaborativamente uma história educativa. Ao final foram solicitados a refletir sobre a experiência realizada, em uma atividade de metacognição, relacionada às teorias de aprendizagem criativa, aprendizagem ativa, aprendizagem colaborativa e aprendizagem expansiva.

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Biografia do Autor

Luís Antônio Licks Missel Machado, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT , Taquara/RS, Brasil

Professor nas Faculdaes Integradas de Taquara -FACCAT. Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS. Doutorando em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Doutora em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo -USP.

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Doutora em Informática na Educação e Pós-Doutoranda em Informática na Educação na UFRGS.

Ismael de Lima, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul , Porto Alegre/RS, Brasil

Professor no Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul. Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Aluno especial em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 

Aline Pons Alves Lisboa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa. Aluna especial no Doutorado em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

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Publicado

26.03.2025

Como Citar

Licks Missel Machado, L. A., Rockenbach Tarouco, L. M., da Silva, P. F., de Lima, I., & Pons Alves Lisboa, A. (2025). APRENDENDO A CRIAR COLABORATIVAMENTE EM REALIDADE VIRTUAL. Revista Da FUNDARTE, 63(63), e1597. https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1597