Programa do Curso de Musicalização Infantil da FUNDARTE
Palavras-chave:
conhecimento musical, universo sonoro, fazer musicalResumo
Este Curso tem como objetivo:
Possibilitar e instigar à criança a construção do conhecimento musical através da interação com o universo sonoro, e, a socialização entre pares desenvolvendo habilidades de conhecer, vivenciar, apreciar e fazer música.
Referências
BEYER, Esther. Cante, bebê, que eu estou ouvindo: do surgimento do balbucio musical. In: BEYER, Esther (org.). O som e a criatividade: reflexões sobre experiências musicais. Santa Maria: UFSM, 2005, p. 93-10.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Petrópolis, 2003.
COSTA CAMPOS, Daniel da. Música; Neuropsicologia; transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): diálogo entre Arte e Saúde. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2006/CDROM/COM/05_Com_Musterap/sessao01/05COM_Musterap_0105-255.pdf. Acesso em: 02 de mai. 2023.
FELIPE, Jane. Aspectos gerais do desenvolvimento infantil. In: CRAIDY, Carmem Maria (org.). O educador de todos os dias: convivendo com crianças de 0 a 6 anos. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005, p. 7-17.
FONTERRADA, Marisa Trench de O. Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.
GARCIA, Rose Marie Reis; MARQUES, Lilian Argentina. Brincadeiras cantadas. Porto Alegre: Kuarup, 1998.
ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: Intersaberes, 2013.
KATER, Carlos. Era uma vez...: uma pessoa que ouvia muito bem. São Paulo: Musa Editora, 2011.
LINO, Dulcimarta Lemos. Música é cantar, dançar, brincar! E tocar também! In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da. (org.). As artes no universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 193 –234.
MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Práticas musicais na escola infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (org.). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: ARTMED, 2001, p. 123-134
PIEKARSKI; Teresa Cristina Trizzolini. A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão. Curitiba: 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.