A Experiência Estética em Artes Visuais para a Formação do Pedagogo – um estudo sobre a sua importância

Autores

  • Letícia Britto Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Arte/Educação, Experiência Estética, formação docente.

Resumo

Considerando a importância do Ensino de Artes Visuais para o desenvolvimento do ser humano desde sua infância – sua formação subjetiva, cognitiva, cultural e social – o presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de Especialização em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. Neste recorte trato sobre a formação dos pedagogos em relação ao Ensino de Artes Visuais, visto que estes atuam nas turmas de Educação Infantil. Busca-se entender qual a importância da experiência estética nesta formação, como também nos relatos e observações de suas práticas docentes. Esta pesquisa teve como base registros, entrevistas e questionários com alunos e docentes, observações de aulas das disciplinas de Arte/ Educação de dois cursos de graduação de Pedagogia, do sul do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base em textos como: Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), Duarte Júnior (1995, 1981, 1986), Sans (1994), Ostrower (1987), Pimenta (1999) e Read (1973). A Experiência Estética é necessária para a formação do pedagogo e para a sua prática docente, pois, a consequente Educação Estética, permitirá ao professor vivências sensíveis e conscientes de seus atos pedagógicos, a reflexão e a produção de significado sobre estes e, consequentemente, sobre sua vida. Nesse sentido, a formação inicial é extremamente importante para o pedagogo, pois repercute em sua futura prática docente. Contudo, não é determinante para a boa qualidade do Ensino em Artes Visuais, que depende da formação contínua, da constante reflexão e transformação de sua prática.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Britto, L., & Zamperetti, M. P. (2012). A Experiência Estética em Artes Visuais para a Formação do Pedagogo – um estudo sobre a sua importância. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 238–243. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/81

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Compartilhamentos: Processos de Ensino na Educação Básica

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