Educação musical escolar: uma pesquisa-ação sobre possibilidades pedagógico-musicais no ensino fundamental
Palavras-chave:
Educação Musical, Possibilidades pedagógico-musicais, Ensino Fundamental.Resumo
: Esta pesquisa, em andamento, apresenta um recorte da investigação realizada junto ao programa de Pós-graduação em Educação Musical da universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Com a proposta de discutir possibilidades de intervenções pedagógico-musicais em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada na cidade de Taquari-RS. Desse modo, pensando na inserção da música na escola, surgiram alguns questionamentos: Como a educação musical se apresenta na vida cotidiana dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, dentro e fora do espaço escolar? Quais atividades pedagógico-musicais o professor educador/musical poderá desenvolver junto a esta turma? Partindo destes questionamentos, esta pesquisa tem como objetivo verificar como a educação musical se apresenta na vida cotidiana dos estudantes, dentro e fora do espaço escolar; e propor intervenções pedagógico-musicais para a turma do 8º do Ensino Fundamental, para a sensibilização musical dos estudantes e a construção docente do professor/educador musical. A metodologia, com a abordagem qualitativa, a pesquisa-ação como método, e a técnica para a coleta de dados será a realização de aulas, observações e registros audiovisuais. Análise dos dados terá base a análise de conteúdo, utilizando Kraemer (2000), Swanwik (2003) e Schafer (1991) como referenciais teóricos. Foi possível concluir, até o momento, que a turma escolhida para propor as atividades pedagógico-musicais não teve acesso à educação musical dentro do contexto escolar, tornando-se um desafio para o professor/educador musical sobre a construção da proposição de atividades que possam despertar o interesse de todos os estudantes dessa turma.