Brincando com Música na Educação Infantil: a utilização de instrumentos musicais no cotidiano como ferramenta de ensino

Autores

  • Daniele Isabel Ertel
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel

Palavras-chave:

Educação musical, educação infantil, instrumentos infantis.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento que objetiva investigar as possibilidades pedagógico-musicais com crianças da Educação Infantil, a partir de práticas lúdicas com instrumentos musicais infantis no dia-a-dia do aluno. A pesquisa é orientada pela abordagem quantitativa, sendo o método uma pesquisa-ação, com dados coletados através da utilização de questionários autoadministrados e observações participantes. A análise dos dados é feita através da análise de conteúdo. Como resultados preliminares observou-se o grande envolvimento das crianças nas aulas de música, resultando na criação de objetos sonoros e na realização de brincadeiras e práticas instrumentais nas suas casas. Tudo isso oportunizado pela utilização de uma Bolsa Sonora, composta de diversos objetos, brinquedos que produzem sons diversos. Nestes momentos foi observada uma ampliação dos conhecimentos musicais, com diferentes possibilidades sonoras e instrumentais. Entende-se, pela importância da música na vida das pessoas e, em especial, no início da vida, que esta investigação, ao ser concluída, possa contribuir com o desenvolvimento da educação musical, bem como poderá subsidiar a efetiva inserção da música na Educação Infantil. 

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Ertel, D. I., & Wolffenbüttel, C. R. (2016). Brincando com Música na Educação Infantil: a utilização de instrumentos musicais no cotidiano como ferramenta de ensino. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 298 – 305. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/396

Edição

Seção

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.