RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE ESCOLAR ENVOLVENDO A LEITURA E A TECNOLOGIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA
Palavras-chave:
Escola. Literatura infantil. Tecnologia digital.Resumo
Esse texto apresenta um relato de experiência acerca de uma atividade escolar desenvolvida em 2021, quando houve o retorno das atividades presenciais em uma escola da rede municipal da cidade de Capão da Canoa/RS. A atividade teve como principal objetivo aproximar os alunos da literatura infantil, a partir da leitura de contos de origem indígena. Para isso, foi escolhido o livro Estórias de jabuti, escrito por Marion Villas Boas. Para que a atividade fosse desenvolvida, foi utilizada a plataforma de leitura digital Árvore de Livros, disponibilizada pela referida rede de ensino naquela ocasião. Este trabalho se justifica para mostrar que a pandemia trouxe um novo olhar aos professores e também aos educandos, que tiveram que ter nas ferramentas digitais um importante alicerce quando não era possível trabalhar com o palpável. Foi necessário mais do que nunca, trazer a tecnologia para a sala de aula, também no que diz respeito ao incentivo à prática leitora. Nesse sentido, espero que esse relato possa suscitar reflexões acerca das várias maneiras de aproximar a literatura infantil dos alunos, nos diferentes contextos em que possamos estar.
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de, et al. ZILBERMAN, Regina (org). Leitura em crise na escola: As alternativas do professor. 4ª Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
BRASIL. Lei 11.645/2008. Altera a Lei no 9.394/1996. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 21 de agosto de 2023.