PROJETO DE PESQUISA
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARTE
Palavras-chave:
Arte. Educação. InterdisciplinaridadeResumo
O Projeto de Pesquisa denominado a interdisciplinaridade como possibilidade de construção de conhecimento em arte pretende investigar a possibilidade de se adotar uma prática de ensino que priorize a interdisciplinaridade, envolvendo pelo menos duas áreas das artes, como uma forma de ampliação do conhecimento de diferentes campos de saber, nas áreas das arte, partindo do conceito de interdisciplinaridade defendido por Paulo Freire, que entende a interdisciplinaridade como um processo metodológico de construção de conhecimento pelo sujeito e sua relação com o contexto, com a realidade e com a cultura.
Referências
Referências:
FREIRE, Paulo. A interdisciplinaridade na obra de Paulo Freire: uma pedagogia da simbiogênese e da solidariedade. In: STECK, D. et tal(orgs) Paulo Freire: ética, utopia e educação. Rio de Janeiro: Vozes. 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
MÖDINGER, C. R. [et al.]. Artes Visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Erechim: Edelbra, 2012.
SEVERINO Antônio Joaquim. Cortez Editoração Paulo. 2018.
TOURINHO, C; OLIVEIRA, A. Avaliação da performance musical. In: HENTSCHKE, Liane; OLIVEIRA, Alda. Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.
Referências eletrônicas:
HUMMES et al. Artefundartefundartefundartefundartefundartefundartefund. Revista da FUNDARTE. Editora da FUNDARTE, Montenegro/RS. 2014.
Acesso em 17/08/2023
https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/153/253