Edições anteriores

  • EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR: Pesquisas e Propostas de Inserção da Música na Educação Básica
    v. 1 (2017)

    É com extrema satisfação que, como coordenadora da Especialização em Educação Musical da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), apresento esta publicação, originada dos estudos desenvolvidos durante a primeira edição do curso. O curso é o resultado de um grande esforço dos professores da unidade da Uergs em Montenegro, com vistas a oportunizar formação continuada em Música para professores em serviço. 
  • Imagem da capa: "Acústico: Nos bailes da vida"  Artista: Michele Martines  Acrílica sobre tela, 50x60cm, 2015.

    EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR: Pesquisas e Propostas de Inserção da Música na Educação Básica
    v. 2 (2017)

    Este segundo volume do projeto “Educação Musical Escolar” marca a consolidação das ações da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em prol da inserção da música nas escolas do estado gaúcho.

    Fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de dezoito meses – duração do curso – esta publicação reúne artigos dos estudantes que participaram da segunda edição do Curso de Especialização em Educação Musical, na Unidade da Uergs, em Montenegro. Vale salientar e saudar a parceria existente para a efetivação deste curso, traduzido na participação da Uergs e da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE).

    Instituição conhecida da comunidade artística nacional e internacional, a FUNDARTE, sempre de modo solícito, não somente acolhe os cursos de licenciatura em Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) da Uergs, desde 2002, mas participa ativamente, através da destinação de locais para a realização desta Especialização. Agora, mais uma vez, esta parceria se apresenta, por meio da efetivação da publicação do segundo volume desta publicação.

    Ao todo são vinte e três artigos que compõem este livro, todos originados de um intenso trabalho de pesquisa-ação, tendo como orientadores os professores da Uergs, bem como da FUNDARTE, compondo um quadro qualificado e competente.

    Ao apresentar estas pesquisas, desejo que as mesmas possam contribuir para o trabalho de educadores musicais e com a área da Educação Musical.

    Uma boa leitura!