EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR: Pesquisas e Propostas de Inserção da Música na Educação Básica

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Resumo

Este segundo volume do projeto “Educação Musical Escolar” marca a consolidação das ações da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em prol da inserção da música nas escolas do estado gaúcho.

            Fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de dezoito meses – duração do curso – esta publicação reúne artigos dos estudantes que participaram da segunda edição do Curso de Especialização em Educação Musical, na Unidade da Uergs, em Montenegro. Vale salientar e saudar a parceria existente para a efetivação deste curso, traduzido na participação da Uergs e da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE).

Instituição conhecida da comunidade artística nacional e internacional, a FUNDARTE, sempre de modo solícito, não somente acolhe os cursos de licenciatura em Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) da Uergs, desde 2002, mas participa ativamente, através da destinação de locais para a realização desta Especialização. Agora, mais uma vez, esta parceria se apresenta, por meio da efetivação da publicação do segundo volume desta publicação.

Ao todo são vinte e três artigos que compõem este livro, todos originados de um intenso trabalho de pesquisa-ação, tendo como orientadores os professores da Uergs, bem como da FUNDARTE, compondo um quadro qualificado e competente.

Ao apresentar estas pesquisas, desejo que as mesmas possam contribuir para o trabalho de educadores musicais e com a área da Educação Musical.

Uma boa leitura!

 

Biografia do Autor

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

Publicado

20/12/2017

Como Citar

Wolffenbüttel, C. R. (2017). EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR: Pesquisas e Propostas de Inserção da Música na Educação Básica. Educação Musical Escolar:Pesquisas E Propostas De Inserção Da Música Na Educação Básica, 2. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/978-85-61666-12-5/article/view/484