EVASÃO EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS DE MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE OS PERFIS DISCENTES INSPIRADO NA GROUNDED THEORY
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/778Palavras-chave:
Evasão, Educação Musical, Grounded Theory.Resumo
Este trabalho trata da evasão em escolas especializadas de música, e teve como objetivo gerar uma teoria acerca dos perfis estudantis com potencial para evadir. A coleta de dados ocorreu em Sobral/CE, tendo como participantes ingressantes no curso de violão (n1=156) e se baseou num questionário com dados demográficos e de instrução. Inspirada na proposta da Grounded Theory (TAROZZI, 2011), toda a análise é fundamentada nos dados a partir de categorias referentes a gênero, idade, escolaridade, residência e turno de matrícula. Cada categoria foi analisada individualmente e depois tiveram as informações cruzadas produzindo o perfil dos estudantes com potencial para evasão.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Jaine Gonçaves. Evasão na EAD: um survey com estudantes do curso de licenciatura em música a distância da UnB. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
CAPUZZO, Maria José Martins. A Evasão no Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal de Goiás. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2016.
ESTEVAM, Vicente. ESTEVAM, Vicente. Ensino de Música e Evasão Escolar em Conservatórios de Minas Gerais: dois estudos de caso. In: SIMPOM – SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Unirio, 2012. p. 1-8.
ILARI, Beatriz. Quando o músico pensa em deixar a profissão: um estudo comparativo entre instrumentistas brasileiros e canadenses. Em Pauta. v. 13, n. 21, p. 71-88, 2002.
SOUZA, Zelmielen A.; BELLOCHIO, Cláudia R. A Teoria Fundamentada na pesquisa qualitativa em educação musical: delimitações conceituais, construções e potenciais. Opus, v. 25, n. 2, p. 1-16, 2019. http://dx.doi.org/10.20504/ opus2019b2501
TAROZZI, Massimiliano. O que é a Grounded Theory? Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.