FOLCLORE MUSICAL EM FAMÍLIA: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E SEUS FAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/756Palavras-chave:
Educação, Folclore, Educação Musical, Música na Infância.Resumo
A prática dos cantos, particularmente das cantigas de ninar, tem sido investigada ao longo dos anos. Considerando-se a importância inerente ao canto e a relação que se estabelece na família, este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve por objetivo verificar a importância do estímulo familiar da música folclórica na infância, através da prática dos acalantos, e as diversas interações estabelecidas em suas memórias afetivas, tanto nas crianças que ouviam quanto nos adultos que as cantavam. A metodologia teve como desenho a abordagem qualitativa e a aplicação de formulários com alunos de 11 a 16 anos de idade, em uma escola de ensino fundamental de Capão da Canoa/RS, estendido aos seus responsáveis, como técnica para a coleta dos dados. O referencial teórico é fundamentado nos conceitos de folclore, apresentado como cultura advinda das pessoas e passada de geração em geração. Como resultados desta investigação observou-se que, mesmo vivenciadas, tanto os familiares quanto os estudantes, as práticas de entoar cantigas de ninar sofrem dificuldades quanto ao reconhecimento de sua prática, numa perspectiva cultural e inserida nas vivências das pessoas. Dentre as perspectivas citadas foi possível destacar a forma percebida pelos entrevistados sobre o tema levantado e realizar apontamentos para uma reflexão ainda maior sobre o papel da escola dentro de sua comunidade como ponto de referência cultural.
Downloads
Referências
BOTELHO, Delane; ZOUAIN, Deborah Moraes. Pesquisa quantitativa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.
CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 4ª ed., 2004.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 5ª ed., 1984.
CASCUDO, Luís da Câmara. Geografia dos mitos brasileiros. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, São Paulo: Universidade de São Paulo, 1983.
FERNANDES, Florestan. Contribuição ao estudo sociológico das cantigas de ninar. Revista Brasiliense. N. 16. São Paulo, mar-abr, 1958.
FILIPAK, Renata; ILARI, Beatriz. Mães e Bebês: vivência e linguagem musical. Revista Música Hodie, v. 5, n. 1, 2005.
GARCIA, Rose Maria Reis. A compreensão do folclore. In: GARCIA, R. M R. (Org.). Para compreender e aplicar folclore na escola. Porto Alegre: Comissão Gaúcha de Folclore: Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 2000. p. 16-21.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ILARI, Beatriz Senoi. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 7, 83-90, set. 2002.
LAMAS, Dulce Martins. A música de tradição oral (folclórica) no Brasil. Rio de Janeiro: D. M. Lamas, 1992.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MELO, Veríssimo de. Acalantos. Folclore Infantil. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1981.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano XXII, n.37, pp.7-31, março 1999.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: AMGH, 12ª ed., 2013.
PINTO, Rogerio da Silva. A música no processo de desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro. 2009.
RANIRO, Juliane; JOLY, Ilza Zenker Leme. Compartilhando um ambiente musical e afetivo com bebês. Música na Educação Básica. Londrina, v.4, n.4, novembro de 2012.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Folclore e música folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam. Curitiba: Appris, 2019.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Cantigas de ninar. Porto Alegre: Magister, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.