Escolas de música: uma revisão de literatura
Palavras-chave:
escolas de música, ensino privado de música, professor de escola de músicaResumo
Este artigo se propõe a discutir sobre a literatura da área da educação musical no Brasil que trata das escolas de música. O recorte apresentado engloba as chamadas escolas alternativas de música (SILVA, 1995) e as escolas de música livre (CUNHA, 2009) e é derivado de dissertação de mestrado em andamento. A partir dos trabalhos revisados buscou-se demonstrar que, apesar da incipiência da temática na produção acadêmica nacional, é possível lançar um olhar mais apurado sobre estes espaços de educação musical.
Downloads
Referências
BELLOCHIO, Claudia R. A formação profissional do educador musical: algumas apostas. Revista da Abem, n. 8, p. 17-24, mar. 2003.
CARNEIRO, Ítalan. Escolas livres de música da cidade de João Pessoa: construção de um perfil. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, 2014. Anais... São Paulo: 2014.
CHIARELI, Ligia K. M.; SIEBERT, Emanuele C. A educação musical em uma escola de música livre.In: IX Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: 2009. p. 3004-3012.
CUNHA, Elisa. Compreender a escola de música como instituição: um estudo de caso em Porto Alegre – RS. 2011. 244 f. Tese (Doutorado) – Curso de pós-graduação em Música, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
______, Elisa. Compreender a escola de música: uma contribuição para a sociologia da educação musical. Revista da ABEM, n. 26, jul-dez. 2011, p. 70-78
DEL BEN, Luciana. Múltiplos espaços, multidimensionalidade, conjunto de saberes: idéias para pensarmos a formação de professores de música. Revista da Abem, n. 8, p. 29-32, mar. 2003.
FIALHO, Vania Malagutti. Ser professor de música em projetos sociais: aspectos da formação e da atuação. In: Música, educação e projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2014. p. 123-136.
GOSS, Luciana. A formação do professor para a escola livre de música. Dissertação (mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.
GOMES, Solange Maranho. A inserção professional de licenciados em música: um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paraná. 2016. 241 f. Tese (Doutorado) – Curso de pós-graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
HOHENDORFF, Jean Von. Como escrever um artigo de revisão de literatura. In: KOLLLER, Sívia H.; COUTO, Maria Clara P. de Paula; HOHENDORFF, Jean Von (Org.). Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 39-54.
NO TOM. Pesquisa 2017. 2017. Revista digital. Disponível em: <http://www.escolasdemusica.com.br/_revista-NoTom/>. Acesso em: 7 fev. 2018.
PAULA, Alex de. Que conhecimentos são necessários para atuar como professor em escolas livres de música: um estudo em duas escolas de Governador Valadares/MG. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Música da Universidade de Brasília. Ipatinga, 2014.
REQUIÃO, Luciana Pires de Sá. Escolas de música alternativas e aulas particulares: uma opção para a formação profissional do músico. Cadernos do Colóquio, n. 4, 2001, p. 98-108.
________, Luciana Pires de Sá. Saberes e competências no âmbito das escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional domúsico. Revista da ABEM, n.7, set. 2002, p. 59-67.
SILVA, Walênia Marília. Motivações, expectativas e realizações na aprendizagem musical: uma etnografia sobre alunos de uma escola alternativa de música. 1995. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de pós-graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1995.
_____, Walênia Marília. Escola de música alternativa: sua dinâmica e seus alunos. Revista da ABEM, n.3, 1996, p. 51-64.
SOUZA, Jusamara. Sobre as várias histórias da educação musical no Brasil. Revista da ABEM, n. 33, jul-dez. 2014, p.109-120.
VIEIRA, Alexandre. Professores de Violão e seus Modos de Ser e Agir na Profissão: Um Estudo sobre Culturas Profissionais no Campo da Música. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de pós-graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.